scorecardresearch ghost pixel



Detran vai distribuir 4.500 carteiras de habilitação gratuitamente; Entenda

Ação tem como objetivo proporcionar a formação e qualificação de pessoas que não têm condições socioeconômicas de pagar pelo processo.



O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran – ES) deu início a segunda fase do programa da Carteira Nacional de Habilitação gratuita, a chamada CNH Social. Ao todo, serão oferecidas 4,5 mil oportunidades para candidatos de baixa renda que desejam obter o direito de dirigir.

Em linhas gerais, o intuito do programa é proporcionar a formação e qualificação de pessoas que não têm condições de pagar pelo processo de habilitação, aumentando sua capacitação e, consequentemente, suas chances ingresso no mercado de trabalho.

Quem pode participar?

A lista de condições para fazer parte do programa incluem:

  • Ter 18 anos completos no momento da inscrição;
  • Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e estar com os dados atualizados na plataforma;
  • Residir no estado do Espírito Santo;
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
  • O candidato não pode ter impedimentos na Justiça para tirar a CNH.

As vagas oferecidas no programa são para candidatos que vão tirar a primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), pessoas que já são habilitadas e querem fazer a mudança de categoria para D (ônibus, van, micro-ônibus) ou E (carreta e caminhão), além daqueles que desejam incluir as categorias A ou B no documento.

Pessoas com deficiência (PcD) podem participar, contanto que a deficiência declarada durante o cadastro não seja um empecilho em meio ao processo de obtenção da CNH, como estabelece a legislação de trânsito em vigor.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser realizadas no site do Detran, exclusivamente, até às 23h59 do dia 07 de outubro. É importante que todas as informações colocadas no ato da candidatura estejam em acordo com os dados do CadÚnico.

O resultado da seleção sairá no dia 13 de outubro. Já no dia 16 de novembro, haverá uma chamada única de suplentes, a ser divulgada no site do órgão. As oportunidades remanescentes surgem após a desclassificação de candidatos que não respeitaram os prazos determinados pelo processo de habilitação.

Leia ainda: Atenção! Prazo para tirar CNH em 2020 está suspenso por tempo indeterminado




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário