A retomada gradual dos atendimentos nas agências do Instituto do Seguro Social (INSS) acontece desde o dia 14 de setembro. De lá pra cá, os pedidos de agendamento das perícias médicas já somam 162.253 de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
Quem busca a concessão de benefícios como auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria por invalidez ou aposentadoria da pessoa com deficiência pode optar por uma das 325 unidades do INSS espalhadas pelo país, já aptas a funcionar e garantir os atendimentos.
Do outro lado, se não houver agência aberta na cidade, ou em caso de o segurado não se sentir seguro para sair de casa, ele pode optar pela antecipação do auxílio, que neste caso tem o valor fixo de R$ 1.045 (um salário mínimo). Se o benefício de direito for de uma quantia maior, assim que realizada a perícia, o INSS pagará os atrasados.
Como agendar a perícia do INSS
O cidadão que necessita da perícia médica, seja para receber um benefício, retornar ao trabalho ou adquirir o direito aos atrasados tem três opções de agendamento: pelo site ou aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Saiba como a seguir:
Agendamento perícia médica pelo site Meu INSS
- Vá até o site Meu INSS;
- Informe seu login e senha;
- Clique em “Agendar Perícia”;
- Escolha entre as opções de Perícia Inicial, Perícia de Prorrogação (a ser solicitado nos últimos 15 dias de afastamento) ou Remarcação de Perícia;
- Escolha a agência, data e horário do atendimento;
- Feito isso, basta acompanhar o pedido na aba “Agendamento/Solicitações”.
Agendamento perícia médica pelo aplicativo Meu INSS
- Baixe o aplicativo “Meu INSS”, disponível para celulares com Android ou iOS;
- Após feito o login, escolha a opção “Agendar Perícia”;
- Selecione a perícia deseja;
- Siga as os passos recomendados e conclua o agendamento.
Agendamento perícia médica pelo telefone 135
- Disque para o número 135;
- Escolha a opção “Falar com atendente”;
- Siga o passo a passo informado;
- Faça o agendamento, anotando todas as informações em um lembrete para esquecer do dia da visita.
No caso do periciado que não pode se deslocar até uma unidade do INSS, é possível solicitar a perícia domiciliar ou hospitalar. Basta um representante do segurado apresentar junto ao instituto a documentação que comprove sua situação.
Para saber quais agências estão atendendo, é possível acessar o site e, no canto esquerdo, clicar na aba “Mapa de agências abertas”.
Leia ainda: Portaria descomplica normas para INSS liberar os R$ 1.045 do BPC