INSS: Saiba como solicitar a aposentadoria sem sair de casa

Trabalhador pode dar entrada no benefício por idade ou tempo de contribuição pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta enviar a documentação necessária. Confira.

O trabalhador que já cumpriu os requisitos para se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode dar entrada no benefício sem sair de casa. A solicitação pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, mediante envio de documentos que comprovem o direito à aposentadoria.

No entanto, antes de fazer o pedido, o contribuinte deve verificar seus dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), base de dados do governo. Isso porque se houver algum erro, o interessado pode ter problemas na hora da concessão ou cálculo do benefício.

Também é importante destacar que a facilidade está disponível apenas para aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, já que essas modalidades não exigem, necessariamente, o atendimento presencial.

Como pedir a aposentadoria pelo app?

O interessado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Em seguida, é necessário clicar na opção “Extrato de Contribuição CNIS” para verificar se os dados estão corretos. Caso haja alguma inconsistência, é possível fazer a correção no Meu INSS. Antes, é preciso ligar no 135. O INSS restringe atualizações de dados do Cnis. O órgão afirma que a correção só é realizada quando é feita a solicitação de benefícios como a aposentadoria.

Se houver a necessidade de entregar documentação complementar, o instituto faz o chamado cumprimento de exigências. Neste caso, o contribuinte deve enviar cópias do documento pelo app ou por meio da “Exigência Expressa”. O mecanismo consiste no depósito de comprovantes em uma urna na entrada das agências. Para isso, é necessário fazer o agendamento por meio do Meu INSS ou do 135.

Vale ainda destacar que o contribuinte só precisará agendar um atendimento presencial se houver convocação do INSS, que é feita por SMS ou pelo aplicativo. De acordo com o órgão, atualmente há 509 mil pedidos de aposentadoria, de todos os tipos, em análise.

Veja mais: INSS confirma nova idade mínima de aposentadoria em 2020; Saiba como fica

Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário