O Nubank anunciou nesta segunda-feira, 5, que planeja encerrar as cobranças do rotativo em seu serviço de cartão de crédito. Segundo a cofundadora do banco digital, Cristina Junqueira, a modalidade está em fase de testes há quase um ano e tem como expectativa o lançamento em 2021.
A ação batizada de “Reinventando o Cartão de Crédito” foi pensada para oferecer opções de pagamento da fatura do cartão Nubank a juros mais baixos. O intuito é disponibilizar a contratação de um empréstimo pessoal ou o parcelamento integral da fatura para quem está com dificuldades em quitar os gastos gerados na ferramenta.
Como vai funcionar?
Após um estudo, o Nubank constatou que somente 3% de seus 30 milhões de usuários fazem uso do crédito rotativo. Em muitos casos, a incidência da cobrança acontece involuntariamente e de maneira automática, antes mesmo de o cliente avaliar qual a melhor opção para seu bolso.
Partindo desse parâmetro, a fintech pretende oferecer opções de empréstimo pessoal a juros mais baixos que os valores cobrados no rotativo e com maior número de parcelas. Outra possibilidade em análise é a de pagamento do valor mínimo da fatura e o parcelamento da diferença em até 12 vezes.
Segundo Junqueira, o percentual do juro cairia de 13 % para algo em volta de 6% a 7% ao mês. Nesse caso, o cliente ainda poderá antecipar as prestações e ganhar descontos proporcionais aos juros.
Até o momento, cerca de 150 mil pessoas já foram incluídas na fase de testes, que tem previsão de ser concluída logo no primeiro trimestre do próximo ano. Vale destacar que o uso do rotativo do cartão é permitido, desde 2017, pelo período máximo de 30 dias. Após esse prazo, a quantia atrasada é parcelada automaticamente.
Leia ainda: Nubank aprova cartão de crédito com limite de R$ 50 para novos usuários; Entenda!