scorecardresearch ghost pixel



Saiba como usar o FGTS para reduzir parcelas de financiamento pelo celular

Trabalhador poderá utilizar o fundo para abater o saldo devedor da operação de crédito habitacional. Todo o processo pode ser feito pelo próprio celular.



O trabalhador poderá reduzir o valor da parcela ou o prazo do crédito de financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Para isso, basta usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater o saldo devedor. E o melhor, todo o processo pode ser feito pelo celular.

Além disso, também é possível quitar totalmente o débito, caso tenha saldo suficiente na conta do FGTS. O serviço está disponível no aplicativo Habitação Caixa, da Caixa Econômica Federal, e na página Internet Banking.

Quem tem receio de fazer a operação de forma digital, pode fazer a amortização das parcelas pelos números 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (demais cidades). Para isso, é só escolher a opção 7. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Como abater as parcelas com o FGTS?

De acordo com a Caixa, o cliente pode pedir a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes quiser. Contudo, é importante destacar que é necessário esperar pelo menos dois anos para repetir a operação em um mesmo financiamento.

Além disso, o interessado pode usar o FGTS para abater os débitos de autofinanciamentos com as cooperativas habitacionais e o Sistema de Consórcio (SCONS). O mesmo vale para programas governamentais destinados à moradia própria do trabalhador, seja no âmbito federal, estadual ou municipal.

No caso de um casal que tenha assinado o financiamento, por exemplo, a contagem de tempo é separada para o titular e o coobrigado do contrato. Se o titular usou o FGTS para reduzir o valor das parcelas há menos de dois anos, o coobrigado pode usar o saldo de suas contas no fundo para uma nova amortização ou liquidação.

Como consultar o FGTS?

Para pedir a redução das parcelas, primeiro o trabalhador precisa verificar o saldo do fundo. Para realizar a consulta, basta acessar o aplicativo FGTS ou site da Caixa.

Caso o interessado recorra ao site da Caixa, será necessário digitar o número do CPF,  Número de Inscrição Social (NIS) ou o e-mail cadastrado. Em seguida, é preciso informar a sua senha.

Vale ressaltar, por fim, que quem nunca acessou a página terá que fazer um cadastro. Para isso, será necessário informar alguns dados.

Leia também: Caixa libera nova linha de crédito: Valores a partir de R$ 2.000 com garantia do FGTS




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário