Concurso Caixa: Com novo PDV, aprovados em 2014 podem ser convocados?

Estatal chegou a ter 101 mil trabalhadores em 2014, no momento, conta com cerca de 84 mil empregados.



Com a realização do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) da Caixa Econômica Federal na última segunda-feira, 9, os candidatos aprovados do concurso de 2014 cobram por convocações. O banco estatal tem como meta desligar 7.294 empregados do quadro de pessoal.

Como estímulo para que isso aconteça, a Caixa deve pagar 9,5 salários-base no limite de R$ 470 mil, tendo como base o salário de setembro. As adesões aos desigamentos voluntários estarão abertas de 9 a 20 de novembro e os desligamentos vão ocorrer entre 23 de novembro e 31 de dezembro.

Na última sexta-feira, 6, a Caixa divulgou internamenente que os desligamentos estão abertos para os seguintes perfis:

  • Funcionários aposentados pelo INSS, com data anterior a 13 de novembro de 2019; ou
  • Que venham a adquirir as condições para aposentadoria até 31 de dezembro, desde que não tenha requerido o benefício ao INSS; e
  • Trabalhadores com 15 anos ou mais de serviço no banco.

Além desses, os empregados que recebem adicional de incorporação de função de confiança, cargo em comissão e função gratificada também podem aderir ao PDV. Neste situação, não há exigência de tempo mínimo de serviço.

Validade de concurso segue vigente

A Caixa chegou a ter 101 mil trabalhadores em 2014, no momento, conta com aproximadamente de 84 mil empregados. Porém, milhares de candidatos aprovados no último concurso ainda aguardam por suas convocações, o último certame de 2014 contou com mais de 30 mil aprovados.

Na época as vagas oferecidas foram para os cargos de técnico bancário (nível médio), médico do trabalho (nível superior) e engenheiro (nível superior). Todas as chances foram formação de cadastro reserva.

A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Como a seleção conta com muitos aprovados, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade para ter mais tempo para convocações.

Aprovados em concurso cobram convocações

O processo não foi finalizado e o concurso Caixa de 2014 segue vigente. Dessa forma, com os desligamentos voluntários, diminuição de servidores, e por causa da demanda por serviços principalmente ligados ao pagamento do auxílio emergencial, que expõem a necessidade do banco, os aprovados formaram um mutirão nas redes sociais para cobrar pelas convocações.

“Somos mais de 20 mil aprovados no concurso da Caixa. O maior concurso do Brasil e que teve seu edital descumprido. Precisamos de ajuda para termos o nosso direito reconhecido e podermos ajudar a Caixa nesse momento de pandemia”, declarou um candidato nas redes sociais.

Ele ainda continuou, “As agências estão precisando de mais trabalhadores, vários foram demitidos em PDV’s. Isso demonstra que há vagas. O atendimento das agências comprova isso.”

Veja também: Concurso PRF: Bolsonaro volta a confirmar oferta de 2 mil vagas! Salário inicial de R$ 10.357,88




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário