scorecardresearch ghost pixel



Data de pagamento do 13º salário vai mudar por causa da pandemia? Veja!

Primeira parcela precisa ser depositada até o fim de novembro e a segunda até 20 de dezembro.



O pagamento do 13° salário é muito esperado pelos trabalhadores ao final do ano. Em 2020, por causa da pandemia causada pelo coronavírus e as mudanças trabalhistas, há dúvidas sobre a data exata de pagamento. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o 13º salário deve ser dividido em duas parcelas, sendo que a primeira precisa ser depositada até o fim de novembro.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o 13° salário não terá suas datas alteradas mesmo com a pandemia que mudou algumas relações de trabalho, ou seja, os trabalhadores podem contar com o pagamento este ano, dentro do período determinado em lei.

Quando deve será pago o 13° salário?

O pagamento acontece em duas parcelas:

  • 1ª parcela: até o fim de novembro;
  • 2ª parcela: até dia 20 de dezembro. Também pode ser antecipada caso a data caia num final de semana ou feriado.

Na segunda parcela são descontadas contribuições como Previdência Social, Imposto de Renda ( rendimentos até R$ 1.903,98 estão isentos) e pensão alimentícia.

Qual é o valor do 13° salário?

No 13° salário a empresa paga ao funcionário metade do valor salário caso tenha trabalhado o ano inteiro. Porém, se trabalhou alguns meses, recebe o proporcional. A empresa também pode pagar a primeira parcela junto com as férias do empregado, desde que o trabalhador tenha feito essa solicitação.

Cálculo do 13° salário

  • Divida o valor do salário integral por 12;
  • Multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou até outubro. O cálculo deve ser  feito até outubro porque a primeira parcela é paga em novembro;
  •  A primeira parcela será igual à metade do valor encontrado, sem descontos;
  • Para encontrar o valor da segunda parcela, divida novamente o salário integral por 12 e multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados;
  • Em seguida, subtraia do resultado o adiantamento e os descontos do IR e INSS e terá a segunda parcela.

Veja também: Aposentados do INSS têm chance de receber 14º salário este ano? Saiba mais!




Voltar ao topo

Deixe um comentário