A Caixa Econômica Federal, recentemente, autorizou a redução temporária das parcelas do financiamento imobiliário. Entretanto, clientes que optaram pelo débito em conta podem ter o CPF negativado na Serasa. Isso porque, em muitos casos, o valor não está sendo descontado de forma automática na conta.
Há vários relatos de pessoas que receberam a notificação de pendência no pagamento por causa desse erro. Inclusive a maioria delas só ficou ciente do problema ao receber a mensagem de inadimplência. Saiba o que fazer para evitar a negativação.
Como regularizar parcelas do financiamento?
Para minimizar os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus, a Caixa concedeu, em março deste ano, uma pausa no pagamento das prestações do financiamento imobiliário. A suspensão foi por até 180 dias, ou seja, seis meses. Com o fim do prazo, a instituição agora oferece uma nova opção para os clientes, a redução das parcelas.
- 50% de redução, válida por três meses;
- 25% de redução por até seis meses.
Para aderir, basta acessar o app Habitação Caixa, disponível para Android e iOS. Em seguida, selecionar a opção “Negociação Emergencial” e, por fim, escolher uma opção de desconto – 25% ou 50%. O cliente pode optar, por exemplo, pelo débito automático em conta.
Contudo, neste caso, possivelmente a primeira parcela não será descontada. Por isso é importante acompanhar o extrato da conta corrente. Nos últimos dias, vários clientes receberam uma notificação da pendência via Serasa por causa desse erro, e poderão ter o CPF negativado.
Para evitar isso, é necessário regularizar o pagamento. É recomendado que o cliente entre em contato com a agência bancária. Ou então, gere a segunda via da parcela através do site Habitação e efetue o pagamento o mais rápido possível. Dessa forma, a Serasa não irá incluir o CPF no cadastro de inadimplentes.
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