A Caixa Economia Federal começa a pagar o Bolsa Família de forma digital, pelo aplicativo Caixa Tem, a partir de dezembro. Para isso, o banco vai abrir uma conta social digital para todos os beneficiários do programa, que também poderão utilizar o Cartão Cidadão para movimentar o dinheiro.
Vale ressaltar, no entanto, que a migração será aos poucos, conforme o Número de Identificação Social (NIS). Em dezembro, por exemplo, a nova forma de pagamento será destinada aos beneficiários que tenham o número terminando em zero e nove.
Até o momento, o aplicativo Caixa Tem vinha sendo usado para o recebimento do auxílio emergencial e FGTS de até R$ 1.045. Agora também servirá para o Bolsa Família, cujo o pagamento é efetuado apenas nas agências ou nos caixas eletrônicos. A modalidade vai poder evitar aglomerações.
Caixa Tem
O aplicativo, disponível para Android e iOS, foi criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviço sociais e transações bancárias. Por meio do app, o usuário pode fazer compras na internet utilizando o cartão de débito virtual, emitido gratuitamente na plataforma.
Além disso, também é possível fazer compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento. Outro recurso disponível é consulta ao saldo e extrato.
Leia também: Caixa Tem oferece Seguro Apoio Família e vai abrir empréstimo compartilhado