scorecardresearch ghost pixel



INSS antecipa pagamentos a beneficiários de todos os municípios do Amapá

Aposentados e pensionistas começarão a receber os valores devidos sempre no 1º dia do calendário de pagamentos. Medida é válida para todos os municípios do estado.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que os beneficiários do Amapá terão os pagamentos antecipados em dezembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 25, e é válida para todos os municípios do estado.

Sendo assim, a autarquia vai adiantar os repasses para aposentados e pensionistas. Os depósitos serão realizados no primeiro dia do cronograma de pagamentos. A medida foi tomada em razão da situação de calamidade pública decretada no Amapá por causa do apagão, que durou 22 dias.

O pagamento antecipado acontece a partir da competência do mês de dezembro, previsto para o dia 22, e vai perdurar durante o decreto de calamidade. Estima-se que cerca de 40 mil beneficiários devem ser comtemplados com a medida no estado.

Como será o pagamento antecipado?

A portaria não esclareceu se o beneficiário terá que realizar algum procedimento para receber o benefício antecipado ou se o depósito será automático. O texto apenas estabelece que aposentados e pensionistas podem solicitar o adiantamento do valor correspondente de até uma renda mensal. Exceto quem recebe valores temporários.

A partir do terceiro mês seguinte da antecipação, a quitação será feita em até 36 meses em parcelas fixas mensais por meio de desconto na renda. Além disso, o INSS prevê atendimento prioritário para análise e conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais para quem reside no Amapá.

Leia também: 13º salário do INSS: Aposentados e pensionistas não receberão a parcela extra em dezembro




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário