O Banco Central lançou recentemente seu novo sistema de pagamentos instantâneos, o Pix. A nova ferramenta oferece agilidade no recebimento de recursos, além de reduzir os custos de transações financeiras. Isso porque o sistema funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, e em qualquer horário.
O Pix está disponível para pessoas físicas e jurídicas, sendo que no primeiro caso as transações são gratuitas. Já para aquelas que forem realizadas entre pessoas e estabelecimentos comerciais e entes governamentais são cobrados valores. No entanto, as taxas são menores do que as formas tradicionais de transferência: TED e DOC.
A ferramenta também oferece vários benefícios aos empreendedores e, principalmente, para o Microempreendedor Individual (MEI). Como, por exemplo, economia nas transações que são feitas sem intermediações; controle e fluxo de caixa e muito mais. Saiba mais!
Como funciona o Pix?
Para fazer transações com o novo sistema de pagamentos, é recomendável fazer o cadastro das chaves Pix por meio do aplicativo do banco, embora não seja obrigatório. Assim, não é necessário digitar informações da conta e os dados pessoais, basta informar uma chave para o pagador – o que garante agilidade ao processo.
Podem ser cadastradas cinco chaves para pessoa física e até 20 para pessoa jurídica em cada uma das instituições financeiras participantes do sistema. As chaves podem ser as seguintes informações:
- CNPJ;
- Número de celular;
- E-mail;
- CPF;
- Chave aleatória gerada pelo sistema.
Além de fazer o pagamento por meio de transferência por meio da chave Pix, também é possível utilizar o QR Code para pagamentos e cobranças nas seguintes modalidades:
- Dinâmico: deve ser gerado a cada transação e podem ser registradas novas informações a cada código;
- Estático que é utilizado em várias transações. Esta opção é considerada ideal para os pequenos comércios e prestadores de serviço, pois, é possível registrar informações fixas no QR Code.
Vantagens do Pix para o MEI
O novo sistema permite que as transações sejam feitas diretamente entre pagador e recebedor, sem intermediações. Desta forma, o Pix pode ser usado para o pagamento de fornecedores, salários de funcionários e tributos.
Além disso, o empreendedor não precisa se preocupar em ter dinheiro no bolso para dar um troco ao cliente, já que tudo é feito de forma digital. Conheça outros benefícios:
- Economia nas transações que são feitas sem intermediações;
- Controle e fluxo de caixa mais rápido;
- Pagamento à distância;
- Acompanhamento de suas vendas;
- Agilidade no recebimento de valores.
Leia também: