O calendário de pagamentos do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está chegando ao fim. O último lote de saques e transferências será liberado na próxima semana para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.
Este grupo poderá retirar até R$ 1.045 das contas ativas (do emprego atual) e inativas (de empregos anteriores) do Fundo de Garantia a partir do dia 14 de novembro. Os depósitos foram realizados nos dias 14 e 21 de setembro para os nascidos em novembro e dezembro, respectivamente.
Vale ressaltar que, assim como o auxílio emergencial, o saque do FGTS está sendo realizado em duas etapas. Na primeira, o valor é creditado na poupança social digital da Caixa, aberta em nome do trabalhador, e poderá ser utilizado para pagar contas e boletos ou fazer compras.
Só após algumas semanas, na segunda etapa, o valor é liberado para saques em espécie ou transferências bancárias. Confira o calendário completo a seguir:
Depósito em conta
- Nascidos em janeiro – 29 de junho
- Nascidos em fevereiro – 6 de julho
- Nascidos em março – 13 de julho
- Nascidos em abril – 20 de julho
- Nascidos em maio – 27 de julho
- Nascidos em junho – 3 de agosto
- Nascidos em julho – 10 de agosto
- Nascidos em agosto – 24 de agosto
- Nascidos em setembro – 31 de agosto
- Nascidos em outubro – 8 de setembro
- Nascidos em novembro – 14 de setembro
- Nascidos em dezembro – 21 de setembro
Saque e transferência
- Nascidos em janeiro – 25 de julho
- Nascidos em fevereiro – 8 de agosto
- Nascidos em março – 22 de agosto
- Nascidos em abril – 5 de setembro
- Nascidos em maio – 19 de setembro
- Nascidos em junho – 3 de outubro
- Nascidos em julho e agosto – 17 de outubro
- Nascidos em setembro e outubro – 31 de outubro
- Nascidos em novembro e dezembro – 14 de novembro
Sobre o saque emergencial do FGTS
No mês de abril, o Governo Federal liberou o saque de recursos do FGTS, na modalidade emergencial, como uma das medidas de enfrentamento da crise decorrente da pandemia de coronavírus.
Assim, cada trabalhador poderia retirar até R$ 1.045 do saldo disponível em contas ativas e inativas do FGTS. O calendário de pagamentos foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do cidadão.
Os depósitos foram concluídos no dia 21 de setembro, enquanto os saques e transferências serão liberados até 14 de novembro. A retirada poderá ser realizada até 31 de dezembro de 2020.
Leia também: Lucro do FGTS 2020 liberado aos trabalhadores; Saiba quanto receber