scorecardresearch ghost pixel



12 planos de saúde são suspensos por causa de reclamações. Veja lista

Agência de Saúde monitora prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.



Nesta terça-feira, 8, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de planos de saúde que terão a venda temporiamente suspensa por causa de reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Trata-se de um monitoramento que acompanha regularmente o desempenho do setor e protege os consumidores.

A ANS determinou a suspensão de 12 planos de três operadoras, somente nesse ciclo por causa de reclamações registradas no terceiro trimestre. A proibição da venda começará a valer a partir de sexta-feira, dia 11 de dezembro.

Mais de 12 mil beneficiários serão protegidos com a medida, pois esses planos apenas poderão voltar a ser comercializados para novos clientes caso as operadoras apresentem melhora no resultado no monitoramento.

Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, três planos de duas operadoras tiveram a venda liberada pelo monitoramento da garantia de atendimento.

Reclamações

Os resultados do monitoramento são divulgados trimestralmente, por meio dele há um acompanhamento periódico do acesso dos beneficiários de planos de saúde às coberturas contratadas.

As reclamações recebidas pela ANS consideradas no monitoramento são sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. As operadoras são classificadas em faixas a partir dessas informações.

Dessa forma é possível uma análise comparativa entre elas e que provoca suspensão da comercialização dos planos mais reclamados.

Operadoras são avaliadas a cada trimestre

Uma operadora que possui produto com comercialização suspensa, não pode registrar nenhum novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão, nem receber novos beneficiários nos planos de saúde com comercialização suspensa, com exceção de novo cônjuge ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados.

As operadoras são reavaliadas todos os trimestres, as empresas que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde, nos padrões do  monitoramento, são liberadas para oferecer os planos para novas comercializações. Contudo, desde que os planos não estejam com a comercialização suspensa por outras razões.

Para obter mais informações, veja lista do monitoramento com o nome das operadoras de plano de saúde e ainda consulte os dados da sua operadora pelo link.

Veja também: INSS: Mais de 26 mil segurados tiveram desbloqueio de benefícios na pandemia




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário