scorecardresearch ghost pixel



Aposentados têm até dia 31 para pedir empréstimo consignado maior

Margem do consignado aumentou para 40% do benefício do INSS durante a pandemia, somando crédito em dinheiro e com cartão.



No dia 31 de dezembro chega ao fim o prazo para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitarem empréstimo consignado nos bancos com a possibilidade de 40% de desconto em folha de pagamento dos benefícios, sendo que 35% pode ser feito com empréstimo em dinheiro e 5% com cartão.

Antes da mudança, a margem total era de 35%, incluindo o crédito em dinheiro e com cartão de crédito e na virada do ano vai voltar a ser nesse percentual. O governo federal ampliou a margem do empréstimo consignado como forma de estimular a economia durante a crise do coronavírus.

Desde janeiro até julho deste ano mais de 11 milhões de operações de crédito consignado foram realizadas, o que totaliza R$ 62,79 bilhões em todo o país. Vale destacar que embora seja uma boa medida de liberação de mais crédito para aposentados, ação também representa risco de endividamento para essas pessoas.

Condições do empréstimo consignado até 31 de dezembro

A margem do consignado aumentou para 40% do benefício do INSS durante a pandemia. O percentual foi distribuído da seguinte forma:

  • 35% do benefício pode ser destinado para o empréstimo pessoal consignado; e
  • 5% do benefício para o cartão de crédito consignado.

Riscos do consignado com maior desconto

Segundo dados do Procon, as complicações com o empréstimo consignado é umas das reclamações frequentes entre aposentados. Uma das principais queixas é o empréstimo realizado sem consentimento do consumidor. Além disso, os segurados denunciam juros abusivos e o chamado “rotativo” na modalidade de empréstimo via cartão.

As orientações do Procon para esses casos é que o beneficiários antes de contratar avalie todas as possibilidades para não fazerem o empréstimo e levar em consideração as propostas dentro de suas necessidades.

De acordo com especialistas, o empréstimo consignado maior que compromete muito o valor do benefício recebido pelo aposentado e pensionista pode representar um  risco para as finanças, pois com o passar do tempo, a pessoa pode não ter condições de manter o pagamento do valor alto por causa de outras responsabilidades financeiras.

Veja também: Tabela do INSS 2021: Pagamentos podem chegar até R$ 6.351. Saiba quanto receber




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário