A Polícia Federal (PF) teve concurso oficialmente autorizado para preencher 1.500 vagas para carreiras que exigem nível superior de escolaridade. A portaria que autoriza a oferta de oportunidades já foi elaborada e confirma o aval.
O documento já está disponível para consulta no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo federal e tem previsão para ser divulgado divulgado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 10.
Veja abaixo a distribuição de vagas e os cargos do próximo concurso PF:
- delegado de polícia (123 vagas)
- escrivão de polícia (400 vagas)
- papiloscopista policial federal (84 vagas)
- agente de polícia (893 vagas)
O regime de contratação para todos os cargos é o estatutário que garante estabilidade após o período de estágio probatório.
Requisitos
Para concorrer ao cargo de delegado é necessário ter formação superior em Direito, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior e experiência de três anos de atividade jurídica. Os salários são de R$ 23.130,48.
Já para ocupar os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, os candidatos podem ter formação superior em qualquer área, CNH na categoria B ou superior e a remuneração inicial será de R$ 12.441,26.
Quando sai o edital?
Conforme consta na portaria, a Polícia Federal tem até seis meses para publicar o edital com todas as regras do certame. O que significa que o documento deve sair até junho de 2021. Porém, a previsão é que a PF publique o edital muito antes disso, como geralmente acontece.
O próximo passo agora será a contratação de uma banca organizadora responsável pelas etapas da seleção. Até o próximo mês, o setor de recrutamento e seleção da PF entrará em contato com as empresas com o objetivo de assinar contrato até o próximo ano.
Embora o Cebraspe seja o mais cotado, em razão de já ter realizado os concursos anos, ainda não há informações sobre as instituições mais cotadas para organizar o concurso PF.
Veja também: Concurso IBGE: 6.500 vagas com edital nacional e regional pode sair ainda este ano