scorecardresearch ghost pixel



Concurso IBGE: 6.500 vagas com edital nacional e regional pode sair ainda este ano

Profissionais vão realizar pesquisas que são feitas cotidianamente, ou seja, eles não irão trabalhar no Censo Demográfico.



O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estística (IBGE) com 6.500 vagas temporárias, poderá ter dois editais, sendo um nacional e outro regional para o Rio de Janeiro. Isso porque de acordo com fontes, as chances de agente de pesquisa e mapeamento e supervisor de coleta e qualidade seriam distribuídas para todo país e organizadas por uma banca organizadora.

Já o edital para Rio de Janeiro, com vagas nos cargos de agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa teroa outra banca responsável. As duas bancas mais cotadas são a Fundação Getulio Vargas (nacional) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (regional Rio de Janeiro).

Para quando os editais?

O IBGE trabalha para publicar o edital ainda em 2020. Contudo, apenas depois da escolha da banca organizadora o certame poderá ser aberto. Veja os cargos previstos logo abaixo:

  1. agente de pesquisa e mapeamento (5.623 vagas) – nível médio;
  2. supervisor de coleta e qualidade (552 vagas) – nível médio;
  3. agente de pesquisa por telefone (300) – nível médio; e
  4. supervisor de pesquisa (25) – nível superior.

Todos esses profissionais vão realizar pesquisas que são feitas cotidianamente pelo IBGE, ou seja, eles não irão trabalhar no Censo Demográfico, que deve ocorrer em 2021 após a pandemia de covid-19. O prazo de duração dos contratos será de até um ano e caberá prorrogação.

Os candidatos serão selecionados por meio de etapas de um processo seletivo. O IBGE ainda definir o salário para cada cargo.

O concurso para o Censo Demográfico está previsto no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) com 208 mil vagas.

Veja também: Concurso PM: Edital abre 2.405 vagas para carreiras de soldado e oficial. Até R$ 6,2 mil!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário