O empréstimo com garantia de imóvel do Banco Santander é uma modalidade de crédito em que o cliente pode solicitar um valor equivalente a um percentual do bem colocado em garantia. Isso significa que quantias maiores podem ser contratadas, com prazos alongados e condições facilitadas.
Chamado Usecasa, o empréstimo com garantia de imóvel Santander disponibiliza as melhores tarifas de juros comparadas a outras linhas que não utilizam bens como garantia, de acordo com o próprio site da instituição. Dessa forma, o cliente pode contratar crédito de até 60% do valor do imóvel indicado como garantia.
Além disso, entre as principais vantagens do empréstimo estão:
- Taxa a partir de 1% ao mês;
- Parcelas fixas, sem correção;
- Prazo de até 20 anos para pagar;
- Aceite de imóvel a partir de R$ 70 mil como garantia;
- Possibilidade de incluir imóvel próprio ou de terceiros (caso seja previamente autorizado) como garantia;
- Crédito de R$ 30 mil a R$ 2 milhões – limitado a 60% do valor do bem;
- Permissão para ficar um mês a cada ano sem pagar a parcela;
- Possibilidade de incluir as despesas de IOF e de tarifa de avaliação no valor do crédito.
Nesse caso, as taxas são menores, pois, ao oferecer um bem como garantia, o banco entende que a dívida vai ser paga pelo solicitante. No entanto, caso o cliente não cumpra com os pagamentos acordados, a instituição financeira pode abrir um requerimento do imóvel após um tempo.
Como contratar o empréstimo?
A solicitação do empréstimo pode ser feita através do site ou aplicativo do Santander. Para isso, o consumidor deve simular o valor desejado, informando também os dados sobre o imóvel que vai servir como garantia. A simulação de crédito sai na hora.
Em caso de aprovação, o cliente vai precisar cadastrar mais informações na proposta e enviar os documentos solicitados. Além disso, vai ser necessário agendar uma vistoria de avaliação do imóvel que vai ser usado como garantia.
Após essa etapa, o solicitante deve ir presencialmente até a agência para assinar o contrato, registrá-lo em cartório e atualizar a matrícula. O crédito é liberado mediante a confirmação do trâmite.
Quais documentos são necessários?
Para ser aprovado nesta modalidade, o cliente vai precisar enviar alguns documentos, são eles: documentos pessoais de identificação, formulário de proposta de crédito, certidão do estado civil, comprovante de renda, declaração pessoal de saúde, cópia autenticada de traslado recente da Procuração (se for o caso), cópia do RG e CPF (inclusive do cônjuge ou convivente).
Caso o cliente seja estrangeiro, será necessário apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou passaporte com visto definitivo.
Além disso, os documentos do bem usado como garantia devem ser anexados. São eles:
- IPTU do ano vigente ou anterior;
- Certidão de matrícula do imóvel;
- Cópia da convenção de condomínio;
- Certidão negativa de tributos imobiliários.
Vale ressaltar que, durante o período estabelecido em contrato, o bem fica em nome da instituição financeira, mas o proprietário pode utilizá-lo normalmente, inclusive vendê-lo. Neste caso, o cliente vai precisar, primeiramente, quitar a dívida com o Santander.
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