scorecardresearch ghost pixel



Filmes para concurseiros: 10 histórias emocionantes para se inspirar!

Pegue a pipoca e prepare o lencinho para conferir a lista de dez filmes inspiradores que preparamos para levantar o ânimo de quem é concurseiro.



O cinema é capaz de nos fazer sorrir, chorar, sentir esperança e até mesmo de nos motivar. Quem é concurseiro sabe que às vezes é preciso um “empurrãozinho” extra para seguir em frente e alcançar o tão sonhado objetivo. Por isso, fizemos uma lista com filmes inspiradores para te ajudar a continuar os estudos com ainda mais vontade!

São dez filmes com personagens fortes, que mantiveram os olhos na meta apesar de todas as dificuldades que encontraram em suas jornadas. Cada um com uma adversidade diferente, mas com o sonho e a vontade de chegar aonde sempre almejaram.

Então tire um tempinho para relaxar e escolha uma das obras selecionadas por nós para motivar o concurseiro forte que há dentro de você. Vamos lá!

1 – O Discurso do Rei, 2010

O filme britânico é baseado na história real do Príncipe Albert da Inglaterra (Colin Firth), que lutava contra dificuldades na fala, o que poderia desafiar sua autoridade já que estava prestes a subir ao trono.

Preocupada com a situação, sua esposa Elizabeth II (Helena Bonham Carter) decide contratar um fonoaudiólogo para que Albert supere seu problema e seja capaz de governar o país com força e segurança.

Nessa jornada de superação, o fonoaudiólogo Lionel Logue (Geoffrey Rush) e Albert se tornam grandes amigos, especialmente devido às técnicas não convencionais utilizadas pelo profissional que acabam aproximando os dois. Depois de muitas dificuldades, Albert se livra de seu problema e assume por fim o papel de Rei George VI.

A história é excelente para ilustrar como todos lidam diariamente com inseguranças, mas mostra que se as deixarmos de lado podemos nos tornar aquilo que na verdade queremos ser.

Rede Globo > filmes - Supercine exibe o vencedor do Oscar 'O Discurso do Rei' no sábado, dia 11

2 – Mãos Talentosas, 2009

Mais uma obra baseada em fatos reais, o filme conta a história do médico Ben Carson (Cuba Gooding Jr) desde sua infância até atingir notoriedade mundial com uma cirurgia de separação de gêmeos siameses.

Carson viveu uma infância conturbada na cidade de Detroit, em Michigan, durante a qual se sentia desmotivado para estudar. Mas sua mãe decidiu virar o jogo e despertar o menino para a leitura, fazendo com se tornasse um amante dos livros.

Durante a vida adulta, ele se graduou em Medicina e aos 33 ascendeu ao cargo de Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, uma prestigiada instituição de saúde. Em 1987 ocorreu o evento que marcou o nome do médico na história mundial: uma complicada operação de separação de gêmeos siameses unidos pela cabeça. A cirurgia levou cerca de 22 horas e transformou a vida de Ben Carson.

Você que é concurseiro vai se inspirar com um homem que saiu de uma vida de dificuldades para se tornar pioneiro no mundo da medicina.

Filme Mãos Talentosas - A História de Ben Carson | Temperos da Vida

3 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001

Realizado na França, esse filme se tornou um clássico do cinema mundial e levou sua atriz principal ao estrelato. A jovem Amélie Poulain trabalha como garçonete no bairro de Montmartre, em Paris, e mesmo com uma vida pouco estimulante segue procurando viver os pequenos prazeres da vida.

Depois de encontrar uma caixa escondida em seu apartamento, ela se comove com os tesouros contidos ali, e decide procurar seu dono. Dominique, um senhor que viveu no apartamento de Amélie há muitos anos, fica emocionado e agradecido ao receber a caixa, o que desperta na jovem o desejo de ajudar mais pessoas.

A história passa a mostrar como ajudar o outro e encontrar beleza nas coisas simples pode fazer da vida uma experiência muito melhor. Além disso, o filme também mostra que somos capazes de suportar as dificuldades da vida, pois como diria um grande amigo de Amélie, “você não tem ossos de vidro”.

Gentileza, alegria e encantamento em 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain' - Revista Prosa Verso e Arte

4. O Homem que Mudou o Jogo, 2011

A história do treinador Billy Beane (Brad Pitt), que começa a liderar uma equipe de beisebol utilizando como base dados estatísticos para cortar custos.  É com essa estratégia que Beane reúne atletas com longas e curtas carreiras, e prova que o plano dá certo.

Dessa forma, ele consegue montar um time competitivo, tira o clube de uma situação financeira delicada e garante ótimos resultados. Com várias vitórias consecutivas, o profissional acaba se consagrando no ramo esportivo.

Depois de assistir a esse filme, é possível entender mais sobre estratégia, resiliência e, principalmente, sobre a importância da inovação.

Moneyball' a genre curveball - Arkansas Times

5 – O lado bom da vida, 2012

Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) é um homem que perdeu sua casa, seu trabalho, seu casamento e até sua saúde mental. Sem motivos para seguir em frente, ele é internado por oito meses em um instituto psiquiátrico, onde toma a decisão de recuperar sua vida e reconquistar sua ex esposa.

No meio do caminho ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher que carrega muitos traumas e problemas psiquiátricos. Essa amizade improvável acaba transformando a vida de ambos, que compartilham seus problemas, mas também descobrem juntos soluções para eles.

A obra é um perfeito exemplo de que, em meio à dificuldade, é preciso encontrar o lado positivo para seguir em frente, e sempre há motivo para viver. Para um concurseiro que muitas vezes terá que lidar com empecilhos, essa é uma excelente lição sobre otimismo.

O Lado Bom da Vida" não desrespeita o Q.I. do espectador - 01/02/13 - CULTURA - Jornal Cruzeiro do Sul

6 – Estrelas Além do Tempo, 2016

O filme conta a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três mulheres afro-americanas que foram responsáveis, junto a outros profissionais, pelo sucesso da missão de levar o astronauta norte-americano John Glenn ao espaço.

As três ficaram conhecidas em 1962 como “computadores humanos”, já que prepararam os cálculos que possibilitaram esse passo fundamental na corrida espacial durante a época da Guerra Fria.

Mesmo em meio a tantas dificuldades impostas por seu gênero e raça, elas ultrapassaram barreiras e levaram os Estados Unidos ao espaço. O filme mostra as recompensas da resiliência e do talento, que podem transpor até mesmo o preconceito e a desigualdade.

As lições do filme “Estrelas além do tempo”

7 – O Menino que Descobriu o Vento, 2019

Também baseado em fatos reais, o filme reafirma a força que tem a educação e a vontade de transformar seu destino. William Kamkwamba (Maxwell Simba) é um menino que vive no Malauí, na África Oriental, e tem uma infância difícil tentando ajudar sua família.

Além da situação precária que sua comunidade já enfrenta, o governo ainda decide comprar terrenos próximos e desmatar a região, gerando um desequilíbrio ambiental que resulta em uma seca prolongada.

Motivado a transformar essa situação e salvar sua comunidade, William decide construir uma turbina de vento. Para isso, estuda e adquire todos os conhecimentos necessários, ilustrando a necessidade de se batalhar mesmo em meio às maiores adversidades.

Crítica O menino que descobriu o vento | Blog Próximo Capítulo

8 – Que Horas Ela Volta?, 2015

A obra brasileira conta a história da empregada doméstica Val (Regina Casé), que vive para servir seus patrões há mais de uma década. Apesar de ser citada com “parte da família”, seu tratamento é muito diferente dos reais membros dela, considerando que nem mesmo as refeições Val pode fazer na mesa da casa.

Depois de muito tempo ignorando suas próprias necessidades, a doméstica recebe a visita de sua filha Jéssica, que muda-se para a cidade com o objetivo de prestar vestibular. A menina então começa a questionar a situação, expondo o abismo gigante entre classes e despertando sua mãe para outras possibilidades.

A lição que um concurseiro pode tirar dessa obra é que, mesmo em meio às dificuldades financeiras e pertencendo a uma classe social mais baixa, Jéssica insiste nos estudos e é recompensada por isso. Então insista!

Que Horas Ela volta? (Anna Muylaert, 2015) | Multiplot!

9 – Extraordinário (Wonder, 2017)

Depois de nascer com uma deformação facial que o levou a fazer 27 cirurgias diferentes, Auggie Pullman (Jacob Tremblay) completa dez anos, e chega a hora de ir para uma escola regular pela primeira vez na vida. Com medo da reação de colegas e professores, que poderiam rejeitar a criança, os pais educaram Auggie em casa até aquele momento.

Mas o garoto, apesar de enfrentar adversidades e preconceito, consegue se adaptar e fazer amigos como qualquer outra criança de sua idade. A história nos mostra a importância da amizade e da perseverança, e urgência da inclusão e do respeito.

O filme traz uma mensagem sobre ser quem realmente somos, ter empatia pelos outros e nunca desistir de ocupar os lugares com os quais sonhamos.

Movie Review - Wonder - DelmarvaLife

10 – Erin Brockovich, 2000

Outro filme baseado em uma história real, a obra conta a história de Erin Brockovich (Julia Roberts) é uma mulher solteira e mãe de três filhos que trabalha em um escritório de advocacia. Em um dia de trabalho, ela  decide investigar uma companhia de eletricidade que acredita estar contaminando as águas de uma pequena cidade na Califórnia.

Ela então entra em contato com as vítimas e corre contra o tempo para impedir que elas sofram mais ainda com as consequências dessa irresponsabilidade.

Sem formação na área, Erin consegue mobilizar simpatizantes com seu charme e competência, e faz com que o caso avance na justiça. Depois de muita luta, a empresa é obrigada judicialmente a pagar uma indenização milionária aos afetados.

Com isso, aprendemos que insistir naquilo que achamos correto traz frutos, e que é preciso agir para garantir algum resultado.Erin Brockovich,' 20 Years Later: "I See So Many of Us Finding That Courage to Stand Up" | Hollywood Reporter

Gostou da lista? Então escolha um desses filmes, pegue a pipoca e se inspire para continuar com os estudos. Mesmo um concurseiro precisa de um tempo para descansar e para se lembrar que o objetivo final vale a pena.

Quando se sentir desmotivado, escolha outro título dessa seleção e compartilhe com aquele amigo que está precisando de uma motivação extra.

Leia também: Nubank devolve 100% de cashback para assinantes do Amazon Prime; Veja condições




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário