Apesar de ser visto por muitos como o principal vilão das finanças pessoais, o cartão de crédito pode trazer um retorno financeiro positivo, incluindo, por exemplo, uma renda extra que permite o consumidor viajar para onde quiser sem ter que pagar por isso.
Para conseguir gerar rendimentos e benefícios através do cartão de crédito, é necessário seguir alguns passos simples, além de adotar algumas medidas importantes durante a utilização da ferramenta. Veja algumas delas a seguir!
6 dicas para fazer dinheiro utilizando o cartão de crédito
- Participe de clubes de fidelidade: isso dá o acesso a descontos em serviços e produtos exclusivos. Companhias aéreas contam com clubes de fidelidade vinculadas a cartões de crédito, como a Tudo Azul, LATAM Pass, Smiles e mais.
- Escolha um cartão que ofereça pontos, milhas e cashback: talvez esta seja a principal dica para fazer dinheiro com o cartão de crédito. Isso porque a cada utilização a ferramenta oferece algum tipo de retorno financeiro. No caso do cashback, a forma de retorno pode ser inclusive em dinheiro vivo.
- Comprar para ganhar pontos e milhas: ao comprar um celular, notebook ou qualquer outro item, por exemplo, é possível gerar pontos em programas de fidelidade. Ao transferir o saldo acumulado para milhas, são oferecidos descontos em passagens aéreas para diversos lugares do mundo.
- Negocie pontos e milhas para fazer dinheiro com o cartão: a sugestão vale para quem compra pontos e milhas a um preço inferior ao de mercado e logo em seguida revende por um valor mais alto. Para isso, basta acompanhar as movimentações do setor e fazer a escolha de investimento na hora certa.
- Otimize os gastos no cartão de crédito: na hora de pagar boletos ou transferir dinheiro para amigos, algumas empresas, sobretudo aquelas que operam como carteira digital, a exemplo o PicPay, Recarga Pay, Mercado Pago, entre outras, podem gerar mais economia em relação à tarifas e consequentemente mais dinheiro no bolso.
- Transfira pontos para milhas com bônus: nesta dica, a ideia é converter pontos dos programas de fidelidade para o de milhas das companhias aéreas. Em alguns casos, como citado acima, é possível vender as milhas e transformá-las em grana no bolso.
Leia ainda: Cartão BNDES para MEI libera financiamento com juros reduzidos; Saiba como solicitar