Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter um acréscimo em seu benefício. Isso porque a autarquia anunciou um aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez. A mudança se trata do auxílio-acompanhante.
O adicional foi criado para complementar a renda dos beneficiários. O recurso extra visa custear gastos com serviços de acompanhante/cuidador, que irá auxiliar o segurado na realização de atividades diárias. Como, por exemplo, tomar banho, preparar a comida, entre outros.
Vale ressaltar que o responsável pela ajuda pode ser uma pessoa da família e não precisa ser obrigatoriamente um enfermeiro ou contratado.
Como solicitar o aumento de 25%?
O benefício, geralmente, é concedido durante o processo da aposentadoria. No entanto, segurados que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o adicional podem solicitar a inclusão pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para isso, será necessário apresentar alguns documentos ao INSS: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de Representação Legal ou procuração; além de documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.
Leia também: INSS: Benefício por incapacidade temporária paga 13º salário? Descubra aqui!