scorecardresearch ghost pixel



MEI tem direito de receber PIS e FGTS? Saiba como funciona

Uma dúvida comum entre quem quer se tornar ou já é empreendedor é se pode receber o abono salarial e FGTS mesmo com CNPJ.



O profissional autônomo ao se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) passar a ter direito a uma série de benefícios previdenciários como aposentadoria e auxílio-doença, pois esses trabalhadores contribuem mensalmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Porém, uma dúvida comum entre os empreendedores é se também podem receber o abono salarial PIS e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Um dos motivos para essa confusão é por se tratar de benefícios que empregados em regime CLT recebem.

O PIS e o FGTS são direitos para o trabalhador com carteira assinada. Contudo, o MEI também pode receber em alguns casos. Veja quais são:

MEI pode receber PIS?

Caso o MEI já tenha trabalhado como CLT, dentro das regras para receber o PIS, mesmo com o CNPJ aberto, ele pode sim receber o abono salarial. Lembrando que existem requisitos para pagamento do PIS, é necessário o seguinte:

  • Cadastro de PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Trabalhado no ano anterior com o recebimento médio de dois salários mínimos por mês;
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias no ano anterior;
  • Ter os dados corretos na RAIS do ano anterior ao ano vigente.

MEI pode receber FGTS?

Mesmo que abra futuramente um CNPJ, se o empregado foi demitido de um trabalho sem justa causa, ele não perde o direito de saque do FGTS. Ou seja,  independente de ser MEI ou não, a pessoa tem direito ao saque de contas do fundo de garantia nesta situação e também em outras específicas como idade igual ou superior a 70 anos, doenças graves, estado terminal, para adquirir um novo imóvel, etc.

Também é importante destacar que o microempreendedor pode exercer simultaneamente a atividade de sua empresa e também um trabalho de carteira assinada, desde que seu negócio não represente concorrência para seu empregador.

Veja também: MEI pode pedir empréstimo sem juros de até R$ 20 mil pelo Sebrae. Entenda como funciona




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário