scorecardresearch ghost pixel



Meu CadÚnico: Confira 6 funções disponíveis para beneficiários e saiba como baixar o aplicativo

Aplicativo foi criado para facilitar a consulta às informações disponíveis no cadastro, que garante o acesso a programas sociais do governo. Saiba mais sobre a plataforma.



O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a ferramenta utilizada para identificar e caracterizar famílias de baixa renda, além de ser um dos principais requisitos para o acesso a benefícios sociais de governos estaduais e municipais.

Para facilitar a consulta às informações disponíveis no cadastro, o governo desenvolveu o aplicativo Meu CadÚnico. Além do acesso aos dados de cada brasileiro cadastrado, o app oferece ainda diversas funcionalidades, como você poderá conferir a seguir:

6 funções do app Meu CadÚnico

  • Verificar dados: O usuário poderá consultar quais são os integrantes da família inscritos no CadÚnico, verificar o número do NIS de cada um deles e acessar outras informações disponíveis no cadastro;
  • Consulta Cidadão: Nesta opção, o usuário poderá emitir um comprovante de cadastro no programa;
  • Averiguar pendências: Pelo aplicativo, o cidadão poderá verificar se há alguma pendência no cadastramento, para que ele possa entregar documentos que estão em falta ou corrigir informações desatualizadas, por exemplo. Desta forma, será possível agilizar a aprovação do cadastro;
  • Consultar locais de cadastramento: O Meu CadÚnico disponibiliza a consulta a locais de cadastramento, na qual o usuário poderá verificar no mapa as unidades mais próximas de sua residência;
  • Lista de programas sociais: O aplicativo também disponibiliza uma lista de programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, tais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, que exigem a inscrição no CadÚnico. Com isso, o usuário poderá verificar se cumpre aos requisitos para o recebimento do benefício de seu interesse;
  • Validação: Os inscritos no CadÚnico poderão validar o acesso ao aplicativo por meio de chave pessoal ou com a tecnologia QR Code.

Como baixar?

O Meu CadÚnico está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, buscar por “Meu CadÚnico” na barra de pesquisa e selecionar a opção “Instalar”.

Após a conclusão do download, basta cadastrar os dados na plataforma. Para uma melhor experiência, mantenha o aplicativo sempre atualizado.

Sobre o CadÚnico

O Cadastro Único foi criado para identificar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Estas informações são utilizadas para garantir o acesso destas pessoas à políticas públicas do Governo Federal, estados e municípios, proporcionando assim uma melhoria de vida.

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário que a família possua uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos. Um membro da família, preferencialmente uma mulher, será responsável pelo cadastro. Para isso, ele deve morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.

O cadastramento é realizado em quatro fases, a saber: identificação e localização das famílias a serem cadastradas, entrevista e coleta de dados, inclusão das informações no sistema do CadÚnico e manutenção dos dados que constam no registro (atualização e confirmação).

Leia também: Projeto de Lei propõe CNH gratuita para inscritos no CadÚnico; Entenda




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário