scorecardresearch ghost pixel



Renovação da CNH agora pode ser solicitada por aplicativo. Saiba como funciona

Governo de Minas Gerais oferece mais de 70 serviços totalmente online por meio do MG App, entre eles a solicitação da renovação da carteira. Confira o passo a passo.



Motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) próxima da data de validade agora podem solicitar a renovação do documento por aplicativo. No entanto, esta opção está disponível somente para quem reside em Minas Gerais.

O requerimento é feito pelo MG App, plataforma do governo do Estado que permite aos mineiros realizar mais de 70 serviços totalmente online, entre eles a solicitação da renovação da carteira. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o aplicativo MG App, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS;
  2. Na aba “Veículos e Condutores”, selecione a opção “Solicitar Renovação da CNH”;
  3. Informe seu CPF, município onde reside e as datas de nascimento e da primeira habilitação;
  4. O aplicativo irá direcionar o condutor a uma das clínicas credenciadas pelo governo do estado para realizar o exame e assim renovar o documento.

Prorrogação da validade da CNH

Já está em vigor a medida que determina as novas datas para a renovação de CNHs vencidas em 2020. Os prazos de validade foram estendidos automaticamente em um ano em função da pandemia.

A decisão estabelece um novo cronograma para a renovação a partir do mês de vencimento da carteira neste ano. Desta forma, o motorista terá todo o mês correspondente em 2021 para emitir o novo documento.

Por exemplo, caso a CNH tenha vencido entre 1º e 31 de janeiro de 2020, o prazo para renovação será entre 1º e 31 de janeiro de 2021. Já se a data de vencimento neste ano tenha caído entre 1º e 29 de fevereiro, a renovação deverá ser feita entre 1º e 28 de fevereiro de 2021, e assim por diante.

Vale destacar que a medida também é válida para Permissões para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também já foram retomados os serviços de transferência veicular, comunicação de venda e mudança de endereço.

CRLV volta a ser exigido

De acordo com a medida, o porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) registrados no estado de Minas Gerais também voltará a ser obrigatório no próximo ano. Assim, será exigido que os motoristas apresentem o documento referente a 2020. Os prazos variam de acordo com o número final da placa do veículo. Confira:

  • Veículos com placa finais 1, 2, 3, 4 e 5: Exigência do CRLV 2020 a partir de 1ºde fevereiro de 2021;
  • Veículos com placa finais 6, 7, 8, 9 e 0: Exigência do CRLV 2020 a partir de 1ºde março de 2021.

Leia também: Atenção, motoristas: Veja 9 multas que não vão somar pontos na CNH a partir de 2021




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário