A Caixa Econômica Federal informou que os trabalhadores que não sacaram o FGTS emergencial de R$ 1.045 vão poder realizar a operação. Para isso, basta fazer o pedido pelo aplicativo do benefício até o dia 31 de dezembro.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger os contribuintes demitidos sem justa causa, ou seja, o saque é permitido em casos de demissão. No entanto, com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o governo instituiu o FGTS emergencial.
FGTS Emergencial
O benefício foi autorizado através da Medida Provisória nº 946/2020, sancionada em abril deste ano. Por meio dela, os trabalhadores que possuem saldo podem sacar até um salário mínimo de contas ativas ou inativas.
Os contribuintes que não quiseram utilizar o benefício até o dia 30 de novembro tiveram o valor devolvido para o fundo.
Como solicitar
O FGTS emergencial pode ser sacado até 31 de dezembro. Isso significa que, quem teve o valor devolvido ao fundo por falta de movimentação, tem até a data limite para fazer o pedido de saque diretamente no aplicativo FGTS.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, R$ 7,9 bilhões foram devolvidos às contas do fundo. Após o pedido, a instituição financeira tem até sete dias para fazer o depósito.
Veja também: Urgente! Governo prepara nova rodada de saque emergencial do FGTS em 2021