scorecardresearch ghost pixel



Abono PIS/Pasep e 13º salário do INSS serão pagos em fevereiro

Governo federal pode antecipar o pagamento do 13º salário do INSS e o abono salarial do PIS/Pasep. Saiba como estão as discussões.



O governo federal segue estudando uma série de ações para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, que continua afetando milhões de brasileiros em 2021. Uma delas é a antecipação de benefícios como o 13º salário do INSS e do abono salarial do PIS/Pasep.

Assessores do presidente Jair Bolsonaro afirmaram recentemente que a pretensão é liberar a primeira parcela do 13º salário do INSS já em fevereiro, e a segunda em março. Os planos para o abono salarial seguem o mesmo cronograma: fevereiro e março.

Contudo, ainda não há nenhuma confirmação por parte do Ministério da Economia sobre a antecipação desses benefícios já para os próximos meses, embora hajam sinais de que a equipe da pasta está trabalhando para isso.

“Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março”, afirmou um dos assessores.

13º salário do INSS antecipado

Com o fim do auxílio emergencial, a antecipação pode ser um grande alívio para aposentados e pensionistas do INSS. Além deles, também terão direito ao 13º antecipado os segurados dos seguintes programas:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão; e
  • Salário-maternidade.

A antecipação do 13º salário do INSS foi uma medida tomada em 2020 como forma de aliviar os efeitos da pandemia de Covid-19. Na ocasião, as parcelas foram pagas no final de abril e no começo de junho.

O calendário oficial normalmente libera as parcelas somente no final do ano, embora já tenham havido antecipações anteriores para o mês de agosto.

Leia mais: Antecipação do 13º salário e votação do 14º do INSS: Qual sai primeiro?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário