scorecardresearch ghost pixel



Aposentadoria parada na fila do INSS? Veja os principais motivos que podem atrasar o benefício

Desde inconsistências nos dados enviados pelo segurado até falhas da instituição podem prejudicar aprovação de benefício oferecido pelo INSS.



De acordo com levantamento realizado, mais de um milhão de pedidos estão aguardando a análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além desses, cerca de 1,2 milhão de pedidos foram negados em 2020.

Após uma década, essa foi a primeira vez que a quantidade de indeferimentos superou as concessões. Mas isso tem um motivo: pela fila de requerimento por benefícios no órgão ter crescido exponencialmente, em razão da crise impulsionada pela pandemia da covid-19.

Assim, o fato se configura como um pesadelo para os segurados que aguardam o direito de se aposentar.

Pedido do INSS na fila

Na maioria das vezes, a falha é praticada pelo segurado do INSS ao pedir o benefício. Sendo assim, destacamos a importância de se atentar na preparação da documentação que será entregue durante a solicitação da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e demais benefícios.

A documentação incompleta entregue no ato do pedido, assim como a divergência de informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), estão na liderança dos motivos responsáveis por prejudicar a liberação da aposentadoria.

Porém, não só esses são os motivos, confira outras causas para aposentadoria ser negada:

  • Dados incorretos nos cadastros do governo e documentação do segurado;
  • Dificuldade na comprovação das contribuições;
  • Registros em carteira não-presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou assinalados de forma incorreta;
  • Empregador não repassou a contribuição ao INSS ou concedeu dados incorretos;
  • Empregador não informou corretamente atividade insalubre;
  • Empresa não deu baixa na carteira após demissão e vínculo empregatício está mantido como ativo;
  • Já quanto aos benefícios por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença), é comum entregar a documentação antiga que não ateste a persistência de incapacidade.

Demora na análise dos benefícios pode ser culpa do INSS?

O indeferimento dos pedidos também pode decorrer de falhas do INSS, independente da forma em que a solicitação tenha sido feita. Inclusive, existem casos em que os segurados aguardam mais de 12 meses apenas para emissão da certidão de tempo de contribuição.

Embora haja prazos previstos para análise e concessão de benefícios, é comum que eles não sejam cumpridos.

Além disso, em muitas circunstâncias o segurado possui direito a se aposentar com base nas normas anteriores à reforma da Previdência, que podem lhe ser mais benéficas, mas é enquadrado nas regras atuais.

Isso pode lhe causar prejuízo no valor do benefício, o que justifica o conhecimento da legislação para ter garantido todos os direitos ao solicitar a aposentadoria. Não por acaso é recomendado a procura por um advogado previdenciário, especialista na área.

O que fazer para evitar que solicitação trave na fila do INSS?

Existem algumas medidas a serem tomadas para agilizar o processo no INSS, ou então a análise do pedido de aposentadoria pode demorar mais do que o esperado. Como já mencionado, o atraso ocorre não somente pela quantidade de processos, mas também por não ser feita a entrega completa dos documentos necessários.

Dessa forma, sob orientação de um especialista o segurado poderá garantir que a sua solicitação esteja correta, em relação às informações. E assim, ficará livre de ter que enviar documentação extra e poupará de uma nova análise.

Veja ainda: Com salário mínimo em R$ 1.088, quanto ficaria a aposentadoria do INSS 2021?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário