scorecardresearch ghost pixel



INSS: Aumento de limite da margem consignável é prorrogado para 2021

Medida Provisória que aumenta em até 40% o limite da margem consignável para linhas de empréstimo ou cartão de crédito foi prorrogada.



Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão terminar 2020 com uma notícia para comemorar. O motivo é que aposentados e pensionistas terão mais tempo para usufruir do aumento de limite de margem consignável do INSS, prorrogado até 2021.

A Medida Provisória (MP) nº 1.006/20, publicada neste ano, aumentou em até 40% o limite da margem consignável para linhas de empréstimo ou cartão de crédito destinadas a esse público. Agora, a regra foi prorrogada para 2021.

Prorrogação de 60 dias

O prazo adicional que estende a validade da Medida Provisória é de 60 dias. Com isso, os beneficiários poderão continuar com as vantagens oferecidas em operações financeiras bancárias de maior valor.

Prevista para vigorar até 31 de dezembro de 2020, a regra passará a valer até o dia 1º de março de 2021.

Empréstimos maiores com aumento na margem

Na prática, a MP editada em outubro de 2020 aumentou de 35% para 40% a margem de contratação de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Os valores com limite de 40% de margem são distribuídos da seguinte maneira:

  • 35% para operações de empréstimo;
  • 5% para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.

O desconto automático do percentual utilizado em empréstimos, saques e cartões de crédito consignados é descontado automaticamente do benefício de aposentados e pensionistas.

Desde que surgiu, o texto da Medida Provisória já recebeu 50 emendas, e agora aguarda aprovação para se tornar lei. Enquanto isso suas regras já estão em vigor, já que uma medida provisória vale como Projeto de Lei durante sua tramitação no Congresso.

Leia mais: INSS: Veja a partir de quando começa a obrigatoriedade da prova de vida




Voltar ao topo

Deixe um comentário