scorecardresearch ghost pixel



Saiba porque não faz sentido deixar seu dinheiro na conta do Nubank em 2021

Além de CDI com liquidez diária, fintech oferece modalidade RDB de investimento; confira os percentuais em cada opção.



A conta do Nubank já se tornou uma das mais buscadas pelos consumidores brasileiros. Com rendimentos acima da caderneta de poupança, o montante investido oferece 100% do CDI e liquidez diária, ou seja, é possível resgatá-lo a qualquer momento, sem a necessidade de aguardar prazos.

Isso faz com que o risco de crédito seja praticamente zero na conta do Nubank. Além disso, outra modalidade de investimento oferecida pela fintech é o RDB. Nela, o banco digital pega o dinheiro aplicado e o empresta para outros clientes do banco. Em contrapartida, o Nubank paga 100% do CDI, também com possibilidade de resgate diário.

Há ainda uma opção de aplicação no RDB, conhecida como “Resgate Planejado”. Por ela, o cliente define um período para aplicar uma determinada quantia. Diferentemente das outras situações, aqui só é possível resgar o montante após o fim do prazo estabelecido (limitado a dois anos), com chance de rentabilidade do CDI de até 118%.

Mas, afinal: Por que não faz sentido deixar o dinheiro no Nubank?

Dadas as vantagens e modalidades de investimento na conta do Nubank, é preciso ressaltar que um dos pontos negativados de se investir na fintech está na falta de divisão do patrimônio do banco com o do investidor. Isso significa que se o banco digital quebrar, ele pode não ter subsídios suficientes para pagar o usuário.

Lembrando que isso se aplica somente ao RDB. Para dar mais seguridade e confiança ao consumidor, o Nubank conta com proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A entidade privada sem fins lucrativos atua como um mecanismo de proteção aos investidores em caso de falência de um banco, com cobertura no valor máximo de até R$ 250 mil por CPF.

Contudo, é importante destacar que o FGC não possui dinheiro infinito. Neste caso, ele só poderia cobrir um pequeno percentual de todo o sistema bancário. Isso significa que, em caso de uma eventual crise bancária sistêmica, há poucas chances de o investidor receber seu dinheiro de volta.

Outras opções de investimentos

Apesar de a conta do Nubank contar com serviços que oferecem segurança ao investidor, existem outros produtos semelhantes no mercado com menor risco e maior rentabilidade.

Entre os destaques, têm-se os bancos Daycoval, com CDB a 110% do CDI, BTG Pacutal, com CDB a 104% do CDI, além do Banco ABC, com rendimento de 101% do CDI. No caso de CDBS pós fixados, ou seja, sem liquidez diária e vencimento após aplicação daqui a dois anos, as opções são de 114,5%, 113% e 112,5% do CDI, respectivamente.

Leia ainda: Além do Nubank: Conheça 12 opções de cartões de crédito sem anuidade




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário