Se você ainda tem algum saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aproveite o momento porque a Caixa Econômica Federal está oferecendo mais uma oportunidades para a realização do saque dessa quantia. O resgate do dinheiro é totalmente digital e dispensa a ida a uma agência bancária.
Para ter acesso ao valor, o trabalhador precisa baixar o aplicativo FGTS e consultar o saldo disponível. Depois, basta informar uma conta de sua titularidade em qualquer instituição bancária para receber seu benefício.
Quem tem direito ao saque digital do FGTS?
Podem optar por receber dessa maneira todos os trabalhadores que se enquadram em uma das modalidades de saque do FGTS previstas em lei e ainda possuem algum saldo em suas contas do Fundo. Confira alguns exemplos:
- Aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Falecimento do trabalhador;
- Término do contrato por prazo determinado;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- Necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações em sua área de residência;
- Suspensão do Trabalho Avulso;
- Neoplasia maligna (trabalhador ou dependente);
- Estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente);
- Portador de HIV – SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente);
- Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional; e
- Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990.
Como realizar o saque?
Depois de fazer o download do aplicativo FGTS, disponível para os sistemas Android e iOS, é preciso fazer um login informando os dados solicitados na tela. Depois disso, basta conferir o valor disponível para saque.
Em seguida, é necessário informar uma conta para onde o dinheiro será destinado. Essa conta pode ser tanto na Caixa quanto em qualquer outra instituição bancária.
Finalizado esse processo, que é totalmente sem custo, o montante ficará disponível na conta indicada em até cinco dias úteis, a contar da data da transferência.
Leia mais: FGTS: Divulgado calendário 2021 do benefício com adicional de até R$ 2.900