Atenção, concurseiros! O concurso do Banco do Brasil (BB) pode ter edital publicado neste mês de fevereiro, isso porque o documento está em fase final de revisão. A oferta deve ser de 120 vagas de escriturário com foco na área de Tecnologia. Os profissionais serão contratados pelo regime celetista.
Como o BB tem carreira única para ingresso que é a de escriturário, o requisito exigido deve continuar sendo o ensino médio completo. O salário para a carreira é de R$ 4.036,56 para jornada de 30 horas por semana. Nesse valor já estão somados os auxílios-alimentação e refeição.
Os escriturários ainda recebem os seguintes benefícios:
- participação nos lucros – geralmente paga duas vezes ao ano
- planos de saúde e odontológico
- previdência privada com participação do banco
- auxílio-creche/babá
- auxílio ao filho com deficiência
- auxílio-transporte (ainda não está confirmado pois há possibilidade de os selecionados atuarem de casa)
Uma novidade incentivada pela pandemia é que o BB deve permitir a escolha do local de trabalho, pois o banco abrirá vagas em home office e estuda manter o modelo até mesmo depois da quarentena.
Concurso Banco do Brasil terá foco em TI
O Banco do Brasil conta com carreira única para ingresso: a de escriturário, de nível médio. Desta forma, o próximo concurso deve oferecer oportunidades para este cargo. O certame deve ter edital muito similar ao de 2018, o que significa que terá foco na área de Tecnologia da Informação.
O conteúdo programático da época excluiu as disciplinas de Cultura Organizacional, Técnicas de Vendas e Atendimento, comuns ao cargo de escriturário tradicional e incluiu questões de Probabilidade e Estatística.
Em 2028 também o conteúdo de Informática foi cobrado de maneira mais ampla, pois as contratações seriam específicas para área de TI.
Conteúdo prova Banco do Brasil
Em 2018, a prova objetiva do concurso do BB teve 70 questões, que foram distribuídas por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Veja abaixo:
Conhecimentos Básicos – 20 questões sendo cinco de cada disciplina
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Matemática; e
- Atualidades do Mercado Financeiro.
Conhecimentos Específicos – 50 questões
- Conhecimentos Bancários – 5 questões
- Probabilidade e Estatística – 20 questões
- Conhecimentos de Informática – 35 questões
Também há a aplicação de uma redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas.
Veja também: Conheça 7 concursos públicos com inscrições abertas e maiores salários. Até R$ 33 mil