scorecardresearch ghost pixel



Você sabe como consultar o informe de rendimentos do Banco do Brasil?

Um guia de como o correntista pode verificar o informe de rendimentos na sua conta do banco Itaú para fins de declaração de imposto de renda.



O mês de março começa com um compromisso que os brasileiros já conhecem bem – a Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física. Entre os dias 01º de março e 30 de abril, é necessário acessar o site específico da Receita Federal e declarar todos os rendimentos referentes ao ano anterior.

Via de regra geral, pessoas que tiveram rendimento geral superior a R$ 1.903, 98 devem declarar o imposto de renda. Vale lembrar que esse foi o valor base aplicado em 2018, mas, a tabela varia a cada ano, assim como as normas para isenção. De qualquer forma, os não isentos precisam de uma série de documentos para comprovar renda.

Isso inclui documentação dos bens em seu nome, notas fiscais ou contracheques. O esforço é para evitar a famigerada tributação sobre o rendimento, isto é, escapar da retenção do Imposto de Renda. É importante, então, atentar-se ao prazo para envio da declaração para evitar multas futuras.

Aliás, o recomendável é emitir sua declaração com a maior antecedência possível. Brasileiros têm o péssimo hábito de deixar tudo para a última hora e, com isso, enfrentam sites pesados e congestionados pelo número de acessos. Bom, voltando à questão dos documentos, um deles é o informe de rendimentos.

Trata-se de um documento, geralmente, enviado pelas instituições bancárias pelos Correios diretamente ao correntista. Como toda regra tem sua exceção, há quem prefira  declarar seu imposto de renda nos primeiros dias do prazo. Daí, esbarra no problema de que o documento não chega a tempo.

Caro correntista, se esse é o seu caso, lembre-se de que estamos em plena era digital e os bancos oferecem, cada vez mais, serviços digitalizados. Então, por que esperar pelo informe nas folhas impressas se já consegue consultar diretamente no site do banco? Além de agilizar, você está salvando o meio ambiente!

O que é informe de rendimento?

O informe de rendimento de bancos é um documento emitido por bancos, empresas e instituições financeiras necessário para que o contribuinte preencha a declaração do imposto de renda. Com ele, ele pode provar seus ganhos junto à Receita Federal. Mas, para que serve o informe de rendimento?

Seus dados permitem que a Receita Federal os cruze com os informados na declaração, verificando se houve sonegação de impostos. O que deve ter no informe de rendimento? Basicamente, um resumo de todos os rendimentos ao longo do ano. Assim, o documento traz as operações e posições financeiras, incluindo os depósitos e investimentos.

Ainda são descritos valores recebidos pela empresa de seguros caso haja sinistro, saldos e rendimentos de aplicações financeiras (a exemplo de letras de crédito, CDB’s e poupança), além de outros títulos. O envio do informe é feito no início do ano, mas a data de limite para o preparo dos informes varia conforme o ano e a instituição.

De fato, os bancos nem sempre enviam os documentos antes de começar o período para Imposto de Renda. Aliás, as instituições não são obrigadas a encaminhar o informe pelos Correios, como o esperado. Ué, mas então, como vou consultar os meus? Você conta com a disponibilização eletrônica pela internet e terminais de auto atendimento.

É bom lembrar que, no caso de empresas, o informe é enviado ao empregado para fins de comprovação dos rendimentos salariais. O mesmo documento é enviado por corretoras e planos de saúde, comprovando a movimentação ao longo do ano. Outra instituição que encaminha o informe é o INSS, cobrindo os seus beneficiários.

Lembre-se que o banco não é obrigado a enviar, mas deve providenciar caso o cliente solicite. Mas, é importante frisar que nenhuma instituição o encaminha por e-mail, portanto, caso receba algo do tipo, não abra nem forneça seus dados! Agora, como proceder para solicitar o informe?

Como consultar o Informe de Rendimentos do Banco do Brasil?

Assim como em outras instituições, o correntista do Banco do Brasil não precisa esperar pelo envio físico dos informes de rendimento. Acessando sua conta através do Internet Banking, é possível imprimir ou enviar o documento por e-mail. Todo correntista precisa providenciá-lo para fins da declaração do imposto de renda.

O informe do Banco do Brasil descreve as informações completas a respeito dos rendimentos obtidos na instituição referentes ao ano base. É importante lembrar que a instituição, por ser estatal, é buscada por correntistas de outros bancos para empréstimos e créditos a taxas de juros menores.

Portanto, é necessário que eles, também, tenham que buscar o Banco do Brasil para retirar seus informes. Veja, a partir de agora, o passo a passo de como consultar o informe de rendimentos no Banco do Brasil. O procedimento inicial é inserir agência, número da conta e senha eletrônica.

Na caixa de pesquisa, logo no canto superior esquerdo, digitar a palavra informe. Em seguida, pedir para pesquisar. Na tela que será exibida, o usuário deve selecionar a opção “Conta-corrente: Informe Imposto de Renda – Rendimentos”. Na próxima tela, escolha o ano-base do informe, sempre o anterior ao ano corrente.

Feito isso, você já terá a sua frente o informe de rendimentos. Ah, você também tem rendimentos de ações ou fundos de investimento imobiliário (FII)? Os dois podem ser encontrados no mesmo item, mas clicando na opção “Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações”.

Na tela que for aberta, escolha cada um dos ativos para que os dados do informe sejam exibidos. Para não correr riscos de perder nada do que foi consultado, baixe e imprima todas as informações de cada ação ou fundo de uma vez só. Assim, também evitará pular alguma aplicação.

Passo a Passo Informe de Rendimentos Banco do Brasil

Informe de rendimentos Banco do Brasil para não correntistas

Se o acionista tem ações junto a instituição depositária Banco do Brasil e não for correntista, o extrato para imposto de renda pode ser obtidos em qualquer agência do BB. Basta apresentar Documento de Identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999.

Dica

Uma dica valiosa para orientar a consulta dos seus informes é fazer uma relação de todas as aplicações, serviços financeiros e investimentos que precisem ser declarados. Assim, nenhum fica de fora. Caso tenha aplicações e contas em mais de um banco, realize o procedimento em cada instituição, mesmo que sejam contas conjuntas.

Informes de Rendimentos 2019

Consultas

Rendimentos, Bens e Direitos
Programa do Imposto de Renda 2019 – IRPF 2019
Dúvidas sobre o Imposto de Renda
Dúvidas sobre DARF




Voltar ao topo

Deixe um comentário