scorecardresearch ghost pixel



INSS sem contribuição? Autarquia libera benefício no valor de R$ 1.100

De acordo com lei, idosos e pessoas com deficiência de baixa renda podem receber uma ajuda mensal no valor de um salário mínimo. Fila de espera conta com mais de 600 mil pedidos.



Cidadãos que não contribuem ou contribuíram com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem conseguir uma ajuda previdenciária mensal no valor de R$ 1.100 (um salário mínimo). Conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC), a ação visa socorrer financeiramente idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Atualmente, estão na fila de análise do INSS mais de 608 mil requerimentos pelo BPC. Apesar de o prazo legal que determina a concessão ou não do benefício ser de até 45 dias, há uma demora na verificação dos pedidos, sobretudo em virtude da pandemia de Covid-19, que fechou agências da autarquia entre março e setembro.

Isso fez com que o tempo médio de análise chegasse atualmente a 98 dias, já incluindo a espera do cumprimento das exigências pelo segurado. Segundo o INSS, uma das medidas pensadas para acelerar o processo de verificação das informações está em criar uma central especializada na avaliação do BPC. A ideia já se encontra em fase de criação.

Como se inscrever no BPC

Veja abaixo o passo a passo para quem deseja se tornar um beneficiário do BPC:

  1. Faça a inscrição de todos os integrantes do núcleo familiar no Cadastro Único (CadÚnico) em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);
  2. Com o cadastramento concluído e devidamente atualizado, acesse o site ou aplicativo Meu INSS, informando login e senha;
  3. Na página, selecione a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  4. Vá em “Novo Requerimento”, “Atualizar” e atualize todos os dados que achar necessário. Em seguida, selecione “Avançar”;
  5. Coloque no campo “Pesquisar” a palavra “Deficiência” e selecione o serviço buscado;
  6. Feito isso, basta acompanhar o andamento do pedido pelos canais do Meu INSS, na aba “Agendamentos/Requerimentos”.

Atenção! No caso de pessoas que já possuem o CadÚnico, vale frisar que ele deve ser atualizado a cada dois anos ou quando houver alguma mudança na situação de qualquer pessoa incluída no grupo familiar.

Leia ainda: Mito ou verdade: MEIs pagarão nova taxa de contribuição ao INSS?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário