Na semana passada, o Nubank lançou uma nova modalidade de cartão de crédito. Inspirado em modelos americanos, o novo cartão que ainda está em teste com o grupo pequeno de pessoas, permite que usuários com problemas de nome sujo possam ter acesso a uma linha de crédito, que funciona como um tipo de cartão pré-pago.
De acordo com a fintech, o objetivo é atingir cerca de 34 milhões de clientes que poderão ter gradualmente a construção do crédito dentro da plataforma da conta digital. Na nova modalidade, o cliente poderá depositar um valor na sua conta do banco digital, que vai se transformar automaticamente em limite do cartão.
O dinheiro depositado na conta fica retido com o banco, como garantia da fatura de crédito e, depois do pagamento, o valor é renovado. Se o usuário não usar todo o limite depositado, o valor pode ser resgatado. A intenção é que a modalidade chegue a toda base de clientes do Nubank em breve.
60 milhões com score baixo
De acordo com a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, “ Para muitos brasileiros, esta deve ser a primeira experiência com um produto nos moldes do cartão de crédito convencional, que permite compras em qualquer tipo de estabelecimento presencial ou online”.
Isso porque, de acordo com ela, o Brasil tem hoje mais de 60 milhões de pessoas que não conseguem ser aprovadas para um produto tradicional de crédito porque não têm histórico ou estão com o ‘nome sujo’ nos principais birôs e fontes de dados públicos existentes.
Como funciona o cartão do Nubank para negativados?
Quando o cartão foi liberado para você, para começar a usar o produto, basta fazer uma transferência ou depósito de qualquer valor para o cartão. Os clientes poderão fazer compras e assinaturas online, em qualquer tipo de estabelecimento físico, além da possibilidade de parcelar as transações e anuidade gratuita.
Após usar o limite, o valor fica guardado junto ao Nubank até o cliente realizar o pagamento de sua fatura. Diferente de outras opções que são similares (como cartões pré-pagos ), o valor adicionado como limite, que não for consumido, pode ser resgatado a qualquer momento.
Veja também: Curiosidade: Cartões Nubank e Inter também têm desvantagens? Veja aqui