Renove seu auxílio-doença antes da data de corte do INSS com nova decisão da Justiça

Caso não esteja com a saúde reestabelecida, o trabalhador pode pedir a prorrogação do benefício pelo site ou aplicativo Meu INSS.



Quem teve o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cortado sem a perícia médica que comprove sua recuperação pode recorrer à Justiça para reaver o benefício. Isso porque de acordo com decisão recente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o cancelamento automático do auxílio-doença através da chamada alta programada é uma medida indevida que vai contra o artigo 62 da lei 8.213/91 que estabelece o benefício.

Apesar de que o artigo determine que o pagamento do benefício apenas poderá ser cessado quando o segurado estiver habilitado para a atividade profissional, é prática recorrente do INSS suspender o benefício sem a perícia médica que comprove a recuperação da pessoa.

Ao conseguir ter o auxílio-doença aprovado, o trabalhador recebe o aviso de em quanto tempo vai receber o benefício. Mas, caso não esteja com a saúde reestabelecida ao final deste prazo, é possível pedir a prorrogação do benefício pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Importante destacar que a solicitação pode ser feita até 15 dias antes do prazo final e será agendada outra perícia médica. Caso a pessoa perca esse prazo, será necessário fazer uma nova solicitação de auxílio-doença ao INSS  levando todos os documentos que comprovem que ainda não está recuperado.

Como fazer o agendamento?

  • Acesse o site ou aplicativo meu.inss.gov.br
  • Selecione “Serviços sem senha” e clique em “Agendamentos/Solicitações”
  • Informe Nome Completo, CPF e data de nascimento e marque “Não sou um robô”
  • Clique em “Novo requerimento”, no canto inferior, à direita da tela
  • Localize “Benefício por incapacidade” e clique na seta
  • Clique em “Pedido de prorrogação com documento médico” e, depois, em “Avançar”
  • Confira as informações e corrija se houver necessidade
  • Selecione “Avançar”
  • Informe seu CEP no campo indicado e clique em “Consultar”
  • Selecione a agência de sua preferência e clique em “Avançar”
  • Verifique se todas as informações estão corretas e marque “Declaro que li e concordo com as informações acima”

O trabalhador também pode ligar na central de atendimento do INSS pelo número 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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