scorecardresearch ghost pixel



13º salário do INSS pode ser antecipado em abril para 30 milhões

Plano inicial da equipe econômica era pagar a primeira parcela do 13º em fevereiro e a segunda em março, mas medida depende de aprovação de orçamento.



A primeira parcela do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estava prevista para sair neste mês de fevereiro, deve ser paga em abril, isso porque a folha de pagamentos da deste mês da União já começou a ser processada sem o adiantamento.

De acordo com o jornal O Globo, o governo separou R$ 704,4 bilhões para pagar os benefícios previdenciários. Porém, ainda depende do aval do Legislativo para que o dinheiro seja liberado. Como a previsão é que a proposta orçamentária  seja votada pelo Congresso apenas em março, o mais provável é que a antecipação da primeira parcela do 13º do INSS fique para abril.

A previsão é que o pagamento antecipado do benefício injete cerca de R$ 26 bilhões na economia, beneficiando quase 30 milhões de segurados.

Aprovação do orçamento da União

Por causa do aumento de casos de Covid-19, o plano inicial da equipe econômica era pagar a primeira parcela do 13º em fevereiro e a segunda em março para estimular a atividade econômica. Porém, sem a aprovação do Orçamento, todos os gastos da União ficam limitados a uma parcela dessa previsão, o que dificulta saber quando vai sair a segunda parcela.

Além disso, 38% do valor previsto para a Previdência Social depende de uma autorização especial do Congresso para que o governo federal possa gastar mais do que o permitido pelo teto na chamada regra de ouro. Esses recursos também só poderão ser liberados somente após aprovação do Orçamento.

Veja também: Receba mais dinheiro do INSS pedindo revisão de benefícios; Veja como fazer




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário