scorecardresearch ghost pixel



Saiba como pedir a aposentadoria do INSS pelo aplicativo sem sair de casa

Com o app Meu INSS baixado no seu celular, ou até mesmo pelo site, é possível anexar os documentos necessários para pedir a aposentadoria.



Quem precisa pedir a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisa mais pegar filas enormes e nem sair de casa. Isso porque o órgão da Previdência aceita solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS, por meio do envio de documentos que comprovem o direito ao benefício.

O atendimento pelo aplicativo é destinado para aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, por exemplo, que na maioria dos casos não exigem que a pessoa compareça presencialmente em uma agência do INSS.

Verifique registros profissionais e salários

Importante destacar que antes de entrar com o seu pedido, verifique suas informações na base de dados do governo chamada de Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). É por lá que o trabalhador pode ver todos os registros profissionais e os valores dos salários.

Caso haja algum erro nesse registro, a pessoa pode ter problemas na hora da concessão correta do benefício, como erro de cálculo que pode gerar uma aposentadoria de valor menor do que o de direito. Para ter acesso ao Cnis acesse o site meu.inss.gov.br, com login e senha. Se ainda não tiver cadastro no site, faça isso.

O extrato previdenciário também pode ser consultado pelo Meu INSS, em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Caso verifique alguma inconsistência nas informações, é possível fazer a retificação pelo próprio Meu INSS, porém antes é necessário ligar no 135.

Se houver necessidade de entregar documentação complementar, o INSS faz o chamado cumprimento de exigências. O envio das cópias pode ser feito pelo próprio Meu INSS, sem precisar sair de casa, ou se preferir a pessoa pode entregar por meio do serviço chamado de “Exigência Expressa”.

Entrega de documentos

De acordo com o INSS, o trabalhador que vai se aposentar precisa agendar um atendimento presencial apenas se houver convocação do órgão, que é feita por SMS ou pelo Meu INSS.

“O segurado deve agendar o atendimento presencial apenas quando houver a necessidade de apresentação de documentos e o mesmo não possuir meios de enviar tais documentos de maneira eletrônica, pelo Meu INSS”, explicou o órgão, em nota.

Neste caso, o requerente deve depositar os comprovantes em uma urna na entrada das agências, elas ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para fazer a entrega, também é necessário agendamento por meio do Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

Documentos necessários para a aposentadoria

Para garantir a melhor aposentadoria possível, a orientação é juntar todos os documentos da sua vida profissional, pois eles vão garantir exatidão na análise do pedido pelo aplicativo ou site Meu INSS. Os principais documentos pedidos para análise da aposentadoria são os seguintes:

  • Carteira de trabalho (originais e sem rasuras)
  • Extrato do FGTS e demais documentos que comprovem tempo de contribuição
  • Ficha de registro
  • Contrato individual de trabalho
  • Termo de rescisão do contrato
  • Carnês e guias de recolhimento
  • Recibos de pagamento
  • Acordo coletivo
  • Ação trabalhista
  • Laudo de insalubridade ou Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

Além disso, para que não tenha nenhum problema no cálculo da aposentadoria ou risco de negativa de pedido, deixe seu cadastro com o INSS sempre atualizado, pois muitos benefícios são negados em razão de dados incorretos.

Veja também: Saiba como acumular dois benefícios do INSS ao mesmo tempo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário