scorecardresearch ghost pixel



Aprovado nesta quinta, auxílio emergencial tem nova data para começar

Executivo vai editar uma medida provisória com as regras do programa social, que contemplará cerca de 46 milhões de famílias.



A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que autoriza a nova rodada do auxílio emergencial, foi aprovada na noite desta quinta-feira, 11. Mas os pagamentos não devem começar em março, como previsto anteriormente pelo governo e, mas sim para o início de abril.

De acordo com técnicos do governo, a previsão é que o texto entre em vigor apenas na semana que vem. Logo na sequência, o Executivo vai editar uma medida provisória (MP) com as regras do programa social, que contemplará cerca de 46 milhões de famílias.

Inicialmente, o plano do Ministério da Cidadania era iniciar os repasses de dinheiro no dia 18 de março para os beneficiários do Bolsa Família. Porém, o calendário previa que a PEC fosse promulgada ainda nesta semana, o que não deve acontecer.

Assim, foi necessário começar a rodar a folha do Bolsa Família com os valores tradicionais, pois caso esse processo atrasasse, haveria risco de prejudicar os beneficiários do programa assistencial.

Quando começará o pagamento do auxílio emergencial?

De acordo com a nova estratégia, o auxílio emergencial deve começar a ser pago na primeira quinzena de abril para trabalhadores informais que se cadastraram em 2020 através do aplicativo ou fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico), porém não recebem o Bolsa Família. Já os beneficiários do Bolsa Família começarão a ser pagos a partir do dia 16 de abril.

A MP aprovada nesta última quinta deve ser divulgada em um evento do Palácio do Planalto, no qual o governo também apresentará medidas de auxílio a empresas, como o benefício emergencial que permite a redução de jornada de trabalho, salários e suspensão de contratos, o BEm.

Para a solenidade, devem ser convidados parlamentares, inclusive os presidentes das duas Casas do Congresso (Senado e Câmara dos Deputados) e empresários.

Veja também: Com Lula elegível valor do auxílio emergencial pode aumentar? Entenda




Voltar ao topo

Deixe um comentário