scorecardresearch ghost pixel



Atenção, pente-fino do INSS foi modificado em 2021. Veja como funciona

Beneficiários que receberem a carta contam com o prazo de 60 dias para apresentar documentos que comprovem o seu direito ao pagamento previdenciário.



pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma perícia médica periódica que tem o objetivo de suspender e cortar os pagamentos irregulares de benefícios. Por meio de atualização de cadastros dos segurados, o INSS pode identificar fraudes. Desde o segundo semestre de 2020, o órgão está realizando o procedimento com cerca de 1,7 milhão de beneficiários e o processo segue durante todo o ano de 2021.

Neste ano, o INSS inicia a revisão enviando notificações aos segurados que agora podem ser por meio de cartas físicas e virtuais (aplicativo dos Correios). Os beneficiários que receberem a carta contam com o prazo de 60 dias para apresentar documentos que comprovem o seu direito ao pagamento previdenciário.

Como enviar os documentos para o pente-fino do INSS?

Na notificação, o INSS pode solicitar que você apresente vários documentos. Veja abaixo como enviá-los:

  • Acesse o aplicativo ou portal Meu INSS. Clique na opção “Atualização de dados de benefício”;
  • Após isso, anexe os documentos solicitados (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de trabalho).
  • Caso você deseje fazer a atualização em uma agência do INSS, agende o atendimento ligando no número 135. Clique na opção, “Entrega de documentos por convocação”;
  • Nesta caso, a entrega dos documentos é aceita por via exigência expressa (urnas que ficam nas entradas dos postos da Previdência Social), ou por meio de uma agência aberta.

Importante: sempre mantenha os dados cadastrais atualizados no Meu INSS (como o endereço residencial), pois se o instituto enviar uma carta e esta não chegar e retornar ao remetente, você pode ser intimado por edital público. Mas, também sem receber a notificação, apenas poderá descobrir o problema quando seu benefício tiver sido bloqueado ou cortado de vez.

Quais benefícios INSS passam por pente-fino?

Para fazer o pente fino, o INSS notifica os beneficiários que tem algum problema no cadastro dos pagamentos listados abaixo:

  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS);
  • Auxílio-doença; e
  • Auxílio-acidente.

Veja também: Cuidado, INSS tem aplicado desconto do código 310 no seu benefício




Voltar ao topo

Deixe um comentário