Uma das exigências para receber o novo auxílio emergencial, que começa a ser pago em abril, é estar com o CPF regularizado. Sem isso, muitos aprovados correm o risco de perder o benefício e ficar sem as novas parcelas. Para evitar que isso ocorra, saiba como consultar a situação do seu CPF.
O processo pode ser feito pela internet, direto no site da Receita Federal. Basta informar o número do documento, a data de nascimento, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar em “Consultar”. A situação cadastral do cidadão aparecerá na tela, podendo ser regular, pendente de regularização, suspenso ou divergência entre documentos.
Caso a situação esteja regular, não é necessária a tomada de nenhuma ação. Se estiver pendente de regularização, o cidadão pode ter deixado de entregar alguma declaração de Imposto Renda da Pessoa Física nos últimos cinco anos. Nessa situação, será preciso descobrir qual o documento está faltando e entregá-lo o quanto antes.
Na eventualidade do CPF estar suspenso, provavelmente existe algum problema no cadastro, então basta atualizar os dados pelo site do órgão federal e enviar a documentação solicitada para o e-mail referente ao estado em que reside. Por fim, se houver alguma divergência entre documentos, o cidadão só precisa fazer uma atualização de seus dados cadastrais no próprio site da Receita.
Leia mais: Auxílio emergencial pode liberar 1º parcela no valor maior? Entenda