Em janeiro, cerca de 223 milhões de brasileiros tiveram suas informações vazadas na internet. Apenas algumas semanas depois, outro megavazamento expôs os números de telefone de aproximadamente 102,8 milhões de pessoas, ligando o sinal de alerta para possíveis golpes.
Muitas dúvidas e preocupação surgiram entre os que tiverem seus dados expostos, especialmente sobre o uso não autorizado dessas informações para operações como contratação de empréstimos e abertura de contas bancárias.
Se você é uma dessas vítimas e quer descobrir se alguém está usando suas informações para cometer fraudes, o Banco Central criou uma ferramenta para te ajudar.
Como utilizar a ferramenta
O site Registrato, criado pelo BC, permite que o cidadão consulte todas as as contas correntes, financiamentos, chaves Pix, operações de câmbio, transferências internacionais e empréstimos registrados em seu CPF. Para utilizar a ferramente, basta fazer um cadastro bem simples.
Veja abaixo como utilizar o Registrato:
- Acesse o site www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato;
- Informe se é pessoa física ou jurídica;
- Valide sua identidade por um dos meios disponíveis;
- Pelo celular: escolha a opção “Registrato” no aplicativo do seu banco, digite sua senha e gere um PIN;
- Faça login no site do Banco Central e finalize seu cadastro.
Após a confirmação, você terá acesso a todas as informações vinculadas ao seu CPF. Se qualquer operação desconhecida for detectada, como contratação de empréstimos e abertura de contas, informe imediatamente a instituição financeira responsável ou procure o Banco Central.
Leia mais: Cuidado com o golpe: Criminosos estão sacando FGTS com CPF de terceiros