scorecardresearch ghost pixel



Cuidado com o golpe: Criminosos estão sacando FGTS com CPF de terceiros

Após o vazamento de dados de milhões de brasileiros na internet, golpistas começaram a sacar o FGTS de vítimas usando suas informações.



Trabalhadores que têm direito ao saque de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) precisam ficar atentos a um novo golpe. Depois do vazamento de cerca de 223 milhões de informações dos brasileiros na internet, golpistas estão utilizando o CPF das vítimas para entrar no Caixa Tem e retirar o benefício.

Em janeiro, milhões de dados inseridos em sites da internet foram roubados por hackers e vendidos a criminosos. Dentre eles estavam o CPF de milhões de pessoas, um das informações exigidas na hora de retirar o FGTS.

Como funciona o golpe do FGTS

Os golpistas cadastram o CPF da vítima no aplicativo Caixa Tem usando um e-mail fake. Ao verificar o documento, a Caixa acredita que se trata do verdadeiro trabalhador e deposita o dinheiro. Após o depósito, os criminosos sacam o benefício de terceiros para si.

Uma vez que o sistema do Caixa Tem não realiza verificação de identidade após a finalização do cadastro, com apenas algumas informações sobre a pessoa o golpista consegue ter sucesso em seu esquema.

Como evitar o golpe

Uma medida simples e eficaz para prevenir esse tipo de golpe é realizar o cadastro no aplicativo do FGTS o quanto antes. Além disso, a Caixa também recomenda a utilização somente de seus canais oficiais, como internet banking, aplicativo e agências físicas.

Outra dica é nunca compartilhar seus dados com ninguém, especialmente através de mensagens pela internet ou inserção em sites que não são oficiais.

Veja abaixo como fazer seu cadastro no app Meu FGTS, disponível para Android e iOS:

  • Abra o aplicativo;
  • Cadastre uma conta bancária; e
  • Verifique eventuais saques no extrato da conta.

Ao cadastrar uma conta de sua titularidade, você evita que o criminoso informe os dados de outra conta bancária e aplique o golpe do FGTS.

Leia mais: Alerta de golpe: Criminosos usam nomes da Caixa e Nubank em falso Pix




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário