A análise da empresa de armazenamento em nuvem pCloud é baseada nos rótulos de privacidade da Apple na App Store, função nova do iOS 14 que busca informar sobre as práticas de segurança dos serviços ao aceitar seus termos de uso. A ferramenta do iPhone também indica como essas informações pessoais são usadas pelos apps.
O estudo da pCloud aponta que 52% dos softwares disponíveis na App Store coletam dados pessoais para divulgá-los com empresas e anunciantes. Dentre eles, o Instagram é o “campeão”, compartilhando 79% dos dados. Depois da rede social de foto vem o Facebook, com um índice de retorno de 53%, seguido pelo LinkedIn e Uber Eats, ambos com 50%.
Foram verificadas somente as seções de “Publicidade de terceiros” e “Publicidade ou marketing para desenvolvedores” dos rótulos de privacidade da App Store para saber o que acontece com suas informações pessoais ao usar determinada plataforma.
Os apps podem colher dados para melhorar seu serviço, mas essas informações também podem ser vendidas para outras empresas exibirem anúncios personalizados de acordo com suas atividades. Por esse motivo, é comum aparecer publicidades sobre produtos de assuntos de interesse pessoal após fazer uma pequena pesquisa no Instagram.
Veja também: 14 Funções ocultas do WhatsApp que você não conhecia