scorecardresearch ghost pixel



Malware rouba dados bancários e controla celular por aplicativos; Entenda

Ameaça projetada para adentrar nos dispositivos e roubar informações assim que os apps fossem instalados foi identificada como "Clast82".



Atenção, fãs de tecnologia! Um novo malware está roubando dados bancários e controlando celulares de vítimas por meio de aplicativos. A ameaça foi descoberta por pesquisadores da Check Point, que encontrou a presença do “software malicioso” em cerca de 10 apps disponíveis na Google Play Store.

De acordo com o relatório divulgado, o malware consegue burlar os sistemas de proteção do Google Play Protect ao passo que se disfarça de apps de funções utilitárias, como gravação de tela e proteção virtual da rede (VPN). O programa intruso, inclusive, já tem nome: Clast82. Ele foi projetado para adentrar nos dispositivos assim que os aplicativos fossem instalados. A partir dai, os cibercriminosos passavam a ter acesso à todas as informações bancárias das vítimas e, para além, conseguiam acessar o smartphone hackeado à distância.

Outro ponto curioso que chamou a atenção dos pesquisadores da Check Point tem a ver com a forma como os cibercriminosos conseguiam infringir os sistemas de segurança do Google Play Protect. Segundo especialistas, eles manipulavam os recursos de terceiros por meio de contas criadas no FireBase do Google e Github, que permitia “desabilitar” o comportamento malicioso das ameaças. Vale destacar que o Google já retirou da sua loja todos os aplicativos identificados pela Check Point na Play Store.

Leia ainda: Aplicativo Caixa Tem libera auxílio emergencial e abono salarial PIS em 2021




Voltar ao topo

Deixe um comentário