scorecardresearch ghost pixel



Novo golpe do INSS: Aposentados recebem ligação para fazer prova de vida online

Criminosos entram em contato com segurado por meio de ligação telefônica e solicitam o envio de fotos do documento pessoal.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aposentados e pensionistas sobre um novo golpe, desta vez relacionado à prova de vida. Ao confirmar os dados pessoais do segurado via ligação telefônica, os golpistas solicitam o envio de foto do documento por meio do WhatsApp.

A nota divulgada pelo INSS alerta que se trata de um golpe e que as pessoas que receberem a ligação devem desligar o telefone, sem fornecer qualquer informação para o interlocutor do outro lado da linha. Isso porque o instituto não faz contato por telefone para o procedimento da prova de vida.

No mês de fevereiro, o governo federal anunciou a ampliação da prova de vida através de biometria facial, que possibilita o segurado tirar uma selfie pelo aplicativo “Meu gov.br” e concluir a etapa sem precisar se dirigir a uma agência bancária.

Vale destacar ainda que, em razão da pandemia, o INSS prorrogou, no final do último mês, a interrupção de bloqueio de pagamento de aposentadorias e pensões de segurados por mais dois meses.

Sendo assim, conforme publicado na Portaria nº 1.278, segurados do INSS que não realizaram a prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão seus benefícios bloqueados. O calendário de retomada das obrigações está previsto para junho.

Leia ainda: Veja o que pode acontecer com servidor, segurado do INSS e trabalhador que receber o auxílio indevidamente




Voltar ao topo

Deixe um comentário