scorecardresearch ghost pixel



Perícia médica pode ser dispensada definitivamente para conseguir auxílio-doença. Entenda

Proposta foi inserida em medida provisória aprovada que amplia a margem para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.



Para conseguir o auxílio-doença, a perícia médica presencial poderá não ser mais necessária. A medida foi adotada durante a pandemia em função do fechamento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e agora está em estudo pelo governo federal para se tornar definitiva.

O objetivo é criar novas regras para casos mais simples e de fácil comprovação, como fraturas, por exemplo. Neste caso, bastaria a apresentação de documentos complementares, como raio-X e atestado médico, para que a pessoa receba o benefício sem ser necessário se deslocar até um posto de atendimento do INSS.

Essa proposta foi inserida no texto de uma medida provisória (MP) aprovada na semana passada que amplia a margem para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas e que fica válida até o final do ano. O governo vai considerar esse período como teste para saber se tornará a medida definitiva ou não.  Vale destacar que o modelo em estudo deixaria de fora transtornos mentais, por exemplo, que exige perícia e exame clínico mais detalhado.

Veja também: Período do auxílio-doença do INSS pode ser somado para aposentadoria? Entenda




Voltar ao topo

Deixe um comentário