scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS começa em breve. Veja como vai funcionar o calendário

Previsão é que instituto ofereça biometria facial para que assim os segurados não tenham que comparecer em uma agência bancária.



Paralisada desde março, a obrigação de fazer a prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltará a ser obrigatória a partir de maio. O exame é essencial para que aposentados e pensionistas continuem recebendo os seus benefícios.

O instituto já publicou o calendário para a prova de vida que voltará de forma gradual. O cronograma foi divulgado em portaria no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é que instituto ofereça biometria facial para que assim não seja necessário comparecer em uma agência bancária.

Como vai funcionar o calendário da prova de vida INSS?

Inicialmente, os beneficiários que têm competência de vencimento da comprovação de vida em março ou abril de 2020, deverão fazer a prova de vida já em maio. Já quem tem competência em maio e junho de 2020 deverá fazer a prova em junho, e assim sucessivamente. Veja abaixo:

“A partir de maio, a prova de vida voltará a ser obrigatória. E isso pode ser feito também pelo celular, sem sair de casa”, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim. “Estamos confiantes de que a maior parte da população conseguirá fazer a prova de vida de maneira simples”, disse.

Prova de vida digital

O presidente do instituto destacou que a prova de vida digital poderá ser feita usando o aplicativo “Meu gov.br“, sem ser preciso ir até uma agência bancária. As informações serão comparadas com as bases de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Já o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse que a prova de vida digital traz dinâmica, segurança, praticidade e faz com que o governo possa ser mais objetivo e simples na prestação dos serviços. “A população ganha e o setor público também ganha”, afirmou.

Veja também: Dinheiro saiu para você? Atrasados do INSS liberam R$ 653 milhões em benefícios




Voltar ao topo

Deixe um comentário