scorecardresearch ghost pixel



Quando o 13° salário do INSS será pago? Crescem expectativas para antecipação

Mesmo formato de repasse foi adotado no ano passado como forma de amenizar os impactos econômicos da pandemia no bolso do segurado brasileiro.



Em 2021, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão mais uma vez o 13º salário de forma antecipada, como já confirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A medida deve acontecer após a aprovação do Orçamento Geral da União deste ano. Vale lembrar que o mesmo formato de repasse foi adotado no ano passado como forma de amenizar os impactos econômicos da pandemia no bolso do segurado brasileiro.

Quem era beneficiário da autarquia recebeu o abono anual em duas parcelas, entre os meses de abril e junho de 2020. O pagamento veio somado junto à folha de benefício mensal. Na ocasião, a proposta pavimentou as ações de recuperação financeira para a categoria, que ficou de fora dos repasses relacionados ao auxílio emergencial.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse Guedes após uma reunião com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial na Câmara dos Deputados.

Redução de salário e jornada

Outra ação proposta por Guedes incluir reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornadas, o chamado “Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm)”, que entrou em vigor no ano passado.

“O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, declarou o ministro. Em linhas gerais, a medida estabelece a suspensão do contrato ou a redução da jornada de trabalho do colaborador pelo patrão. Em troca, o funcionário recebe o valor do seguro-desemprego a que teria direito caso fosse demitido.

Caso o empregador opte pelo programa, ele fica proibido de demitir o trabalhador assim que encerrada a ajuda pelo tempo no qual foi pago o BEm.

Leia ainda: INSS libera calendário da prova de vida; Confira os prazos e não perca seu benefício




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário