scorecardresearch ghost pixel



Quando vencem os pontos da CNH? Veja aqui

Atualmente, máximo de pontos acumulados é de 20 no período de 12 meses. Quando ultrapassado esse limite, condutor fica com o direito de dirigir suspenso.



A partir de abril, a tolerância para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai aumentar em razão das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as mudanças, o motorista poderá acumular até 40 pontos no documento antes que ele seja perdido, por exemplo.

Atualmente, o máximo de pontos acumulados é de 20 no período de 12 meses. Quando ultrapassado esse limite, o condutor fica com o direito de dirigir suspenso. Casos de infrações gravíssimas geram 7 pontos, graves 5 pontos, médias 4 pontos e leves 3 pontos.

Pontos CNH

O novo limite de pontos da CNH faz parte da Lei nº 14.071, aprovada e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Prevista para entrar em vigor a partir do próximo mês, o motorista deverá seguir a seguinte contagem de pontos:

  • Caso constem 2 ou mais infrações gravíssimas na pontuação – 20 pontos;
  • Caso conste 1 infração gravíssima na pontuação – 30 pontos pontos;
  • Caso não conste nenhuma infração gravíssima na pontuação – 40 pontos.

Importante: caso o condutor exerça atividade remunerada com o veículo, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta somente quando o infrator atingir o limite de 40 pontos, independentemente da natureza das infrações cometidas.

Nesse caso, será facultado a participação de cursos preventivos de reciclagem sempre que no período de 12 meses forem atingidos 30 pontos.

Mas, afinal: Quando vencem os pontos da CNH?

Conforme explica o Detran SP, os pontos adquiridos, após 12 meses da data de autuação, perdem a eficácia para fins de suspensão. Sendo assim, caso o condutor não atinja o limite legal de pontuação dentro desse prazo, não há restrição ou qualquer tipo de prejuízo à CNH.

Somente no caso de infrações auto suspensivas, como dirigir sob efeito de álcool, tira o direito imediato do motorista de dirigir. Nesse caso, as infrações só deixam o prontuário após o cumprimento das penalidades impostas pelas leis regulatórias.

Leia ainda: Detran libera 8 mil carteiras de motorista grátis pela CNH Social. Inscrições abertas




Voltar ao topo

Deixe um comentário