scorecardresearch ghost pixel



Segundo pesquisa Datafolha, 57% consideram justa condenação de Lula

Participaram do levantamento 2.023 brasileiros adultos, de todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março.



O jornal “Folha de São Paulo” divulgou nesta segunda-feira, 22, a pesquisa Datafolha que traz a opinião dos brasileiros acerca da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.

Cerca de 57% dos entrevistados consideram justa a punição sofrida pelo líder petista, enquanto 51% acham que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu erroneamente ao anular essa e outras decisões relacionadas a Lula por meio da Operação Lava Jato.

Participaram do levantamento 2.023 brasileiros adultos, de todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março, que possuem telefone celular. Vale destacar que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Condenações anuladas

No ano de 2017, Lula foi condenado pelo então juiz Sergio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex. Um ano depois, em 2018, a pena foi revista para 12 anos e 1 mês na segunda instância.

Já em 2019, a punição foi reduzida para 8 anos e 10 meses no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ademais, no mesmo ano, o ex-presidente petista recebeu outra condenação, desta vez no caso do sítio de Atibaia. Em todas elas, Lula nega ter cometido os crimes.

Porém, no dia 8 de março de 2021, Fachin anulou as condenações do ex-presidente nos casos do triplex do Guarujá e sítio de Atibaia, considerando que a Justiça Federal do Paraná não dispunha de competência suficiente para analisar as investigações contra o líder do PT. A decisão atinge também dois processos que apuram doações ao Instituto Lula.

Confira a seguir detalhadamente os números da pesquisa sobre a decisão de Fachin de anular as condenações:

  • 42% acreditam que Fachin atuou bem ao anular as condenações de Lula;
  • 51% acreditam que Fachin atuou mal ao anular as condenações de Lula;
  • 6% não sabem responder.

Outros números

Ademais, o levantamento feito pelo Datafolha também mostra que a maioria da população tem conhecimento sobre a anulação das condenações, tendo em vista que: 37% tem conhecimento e está bem informado; 44% tem conhecimento e está mais ou menos informado; 7% tem conhecimento e está mal informado; e 13% não tomou conhecimento.

Lembrando que, com a anulação das condenações, o ex-presidente Lula torna-se elegível para concorrer às próximas eleições presidenciais em 2022.

Leia ainda: Com Lula elegível, valor do auxílio emergencial 2021 pode aumentar?




Voltar ao topo

Deixe um comentário