scorecardresearch ghost pixel



Sua aposentadoria do INSS foi negada? Saiba o que fazer

Se o INSS negou o seu pedido de aposentadoria, veja o que pode ter acontecido e como proceder nessa situação.



Na hora de contar os seus períodos de contribuição, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode cometer erros o que consequentemente faz com que o seu pedido para receber a aposentadoria seja negado. Por esse motivo, é importante contratar um advogado e ficar sempre atento as suas contribuições para ter uma visão mais completa sobre o tempo necessário para você se aposentar.

Além disso, caso sua aposentadoria tenha sido negada, o que pode ter acontecido é que a empresa que você prestou ou presta serviço deixou de fazer os recolhimentos de forma correta, dessa forma, o seu tempo não foi registrado e não é suficiente para sua categoria. Neste caso, para comprovar apresente a carteira de trabalho ou os seus contracheques.

Trabalhador autônomo

Já o trabalhador autônomo que trabalha por conta própria, sem carteira assinada, pode contribuir para o INSS como contribuinte individual. Para ter direito à aposentadoria, como os demais trabalhadores, é necessário ter uma idade mínima e também um tempo mínimo de contribuição.

Se você deixar de fazer suas contribuições de forma correta, o INSS nega seu pedido. Para organizar esta questão, faça o pagamento de todos os seus débitos em dia e também fique de olho na contagem feita pelo instituto para não correr risco de erro.

Atividade rural ou pesca

Para as atividades rural ou pesca, o recolhimento começa a contar a partir dos 12 anos de idade. As atividades que contam para essa categoria são as relacionadas a economia familiar, agricultura, pecuária, pesca, etc.

Importante destacar que os chamados “segurados especiais”, que incluem os trabalhadores rurais de economia familiar e os pescadores artesanais, podem se aposentar sem ter feito nenhuma contribuição.

Mas é necessário que comprovem pelo menos 15 anos de atividade em agricultura familiar ou pesca artesanal com documentos como declaração de sindicatos e notas fiscais, por exemplo.

Mantenha o CNIS atualizado

Para diminuir o risco de acontecer alguma falha do INSS na contagem de período e contribuições, mantenha seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) atualizado. Você pode agendar um pedido de revisão do CNIS ao INSS. Faça o seguinte para solicitar o extrato:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você deseja;
  • Selecione “Baixar PDF”.

Também é possível agendar para pegar o documento em uma agência do INSS. Siga o passo a passo abaixo:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em agendamentos/solicitações;
  • Em seguida em “Novo Requerimento”;
  • Digite o nome do serviço e siga as orientações.

Veja também: Margem do consignado de servidores, militares e segurados do INSS vai subir para 40%




Voltar ao topo

Deixe um comentário